40% das brasileiras deixam de fazer mamografia

A mamografia permite a detecção precoce desse tipo de câncer, ao mostrar lesões em fase inicial, ainda muito pequenas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No mundo, o câncer de mama situa-se entre as primeiras causas de morte por câncer em mulheres. Até o momento, não existem medidas de prevenção primárias à doença devido à variação dos fatores de risco e às características genéticas envolvidas em sua etiologia.
Entretanto, estudos indicam que é possível reduzir o risco do câncer de mama com mudanças de hábitos, como redução do tabagismo, álcool, sedentarismo e obesidade. A mamografia permite a detecção precoce desse tipo de câncer, ao mostrar lesões em fase inicial, ainda muito pequenas.
Apesar de saber dos benefícios do exame, a Pesquisa Nacional de Saúde 2013, divulgada pelo IBGE, revelou que apenas 60% das mulheres brasileiras, de 50 a 69 anos de idade, realizaram a mamografia nos últimos dois anos anteriores à pesquisa. Este cuidado com a saúde foi mais observado entre as mulheres brancas (66,2%)
e com superior completo (80,9%). As menores proporções foram observadas em mulheres pretas (54,2%), pardas (52,9%) e sem instrução ou com fundamental incompleto (50,9%).

Gostou? Compartilhe