Ano do azul e branco

Serenidade, equilíbrio, harmonia serão as características marcantes do ano que chega

Por
· 3 min de leitura
Búzios de Carlos Magno projetam um ano de mais serenidadeBúzios de Carlos Magno projetam um ano de mais serenidade
Búzios de Carlos Magno projetam um ano de mais serenidade
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Depois de dois anos regidos por Orixás que dominam as áreas do movimento, saúde, justiça e batalhas (Xapanã em 2014 e Ogum ou São Jorge, em 2015), 2016 promete mais serenidade. O ano novo chega dominado pelo azul e branco: Yemanjá e Oxalá serão os regentes. Ela, a deusa das águas. Ele, associado à criação do mundo e da espécie humana. Dona do pensamento, do equilíbrio, da consciência Yemanjá será responsável por provocar a reflexão, fazendo as pessoas pensarem mais antes de agir e de examinarem o que é melhor para a própria vida. Por sua vez, Oxalá, é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os orixás do panteão africano. Simboliza a paz, é o pai maior nas nações das religiões de tradição africana. Oxalá significa luz branca. Tem como características ser calmo, sereno, pacificador. É o criador e, portanto, é respeitado por todos os orixás e todas as nações. A Oxalá pertencem os olhos que veem tudo.

Brasil
Desde o começo da década de 1990, o espiritualista, embaixador dos cultos Afros em Portugal, país onde mantém residência fixa, Carlos Magno Berra, faz as previsões do ano novo para o Jornal O Nacional. No ano passado, quando jogou seus búzios e apontou que 2015 seria um ano de batalhas para o Brasil, acertou em cheio quando o tema envolve a política. Foi um ano difícil para a economia e no campo do entendimento. No entanto, para 2016, parece que as coisas estarão mais serenas. Segundo Magno, muito por conta da característica dos dois Orixás que regem o ano: Yemanjá e Oxalá são da paz, da reflexão. “Embora o Brasil viva uma crise séria, 2016 será de harmonia e de abertura para a busca de soluções. As pessoas querem mudar o próprio pensamento e auxiliar nesta solução”, disse.

Haverá prevalência do bom senso e a convergência vai mostrar saídas. No entanto, adverte que as pessoas devem mudar seus hábitos em relação a natureza. “Os Orixás vibram sobre a natureza e devemos ampliar nossa consciência em relação a ela. Se não fizermos desta forma, continuaremos a sofrer as consequências”, adverte.

Sobre a presidente
Os búzios do Pai Magno apontam que o ano da presidente Dilma Rousseff será de oportunidades. Ela será capaz de mudar algumas coisas, mas precisará se cercar de outras pessoas. “Dilma vai surpreender. As mudanças que ela promover garantirão uma reviravolta no atual cenário. Temos tudo para contrariar as previsões técnicas e 2016 pode não ser pior que 2015”, disse Magno.

Sobre o governador
Nesta lógica otimista, Magno diz que o governador José Ivo Sartori, começará a receber auxílio do governo Federal. A influência do Estado pela sua capacidade produtiva e a estratégia política que desempenha serão fundamentais para um novo momento. De um modo geral, tanto no cenário nacional, quanto estadual haverá uma transformação total na política.

Eleições municipais
O ano começa com indefinições, mas pode ser marcado também por rompimentos de alianças em função de desacordos. A eleição municipal em Passo Fundo será de poucos candidatos, porém de muita disputa.

Agricultura e Saúde
Na agricultura, ações voltadas a profissionalização fortalecerão novos negócios no setor, especialmente para os pequenos. Em relação a saúde, a tendência é de que as pessoas passem a ter mais cuidados com elas mesmas. Melhora a autoestima, reduz o estresse e a loucura diária pode dar lugar a momentos mais tranquilos.

É o ano do amor
Como Yemanjá e Oxalá formam um casal perfeito na crença dos Cultos Afros, este é o ano do amor e à união. No entanto, isso só irá acontecer se um sentimento estiver presente nas relações: a sinceridade. E a palavra de ordem é viver bem.

Cores do ano

Yemanjá - Azul claro ou verde água
Oxalá – Branco e prata

O que colocar na mesa

Canjica
Arroz doce
Merengue
Cocada branca
Melancia
Melão
Peixe
Carne de Ovelha

Banho da sorte
1 litro de água
2 colheres de mel
Pétalas de rosas brancas
Vela azul claro
Fazer o banho de higiene e depois aplicar o banho da sorte a partir dos ombros. Faça o banho dentro de uma bacia grande e coloque a água deste banho em um jardim em frente da casa. Deixe a vela queimar até o final. 

Gostou? Compartilhe