Anvisa autoriza comercialização de vacina da dengue

A vacina é indicada para prevenção da dengue causada pelos sorotipos 1,2,3 e 4 em indivíduos dos 9 aos 45 anos de idade que moram em áreas endêmicas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, aprovou no último dia 28, o registro para a comercialização da vacina contra a dengue, produzida pela empresa Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda. Embora liberada para comercialização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ainda falta a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos definir o valor de cada dose, processo que dura em média três meses, mas não tem prazo máximo.
A vacina é indicada para prevenção da dengue causada pelos sorotipos 1,2,3 e 4 em indivíduos dos 9 aos 45 anos de idade que moram em áreas endêmicas. De acordo com a Anvisa, ainda não há dados suficientes para a comprovação da segurança de uso da vacina em indivíduos menores de 9 anos de idade, principalmente na faixa etária de 2 a 5 anos, bem como para os brasileiros maiores que 45 anos. O esquema de vacinação aprovado foi o intervalo de seis meses entre as doses. Vale destacar que a vacina não protege contra os vírus Chikungunya e Zika.
Inicialmente, o medicamento será disponibilizado para a rede particular de laboratórios. Definido o preço, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS vai avaliar se vale a pena incorporar o produto ao sistema público de imunizações. O governo vai avaliar custo, efetividade e impactos epidemiológico e orçamentário da incoporação da vacina ao Sistema Único de Saúde.

Gostou? Compartilhe