Há algum tempo venho acompanhando as tendências da tecnologia e sua aplicabilidade no sistema de saúde. Muitas pessoas, especialistas em suas áreas, empresas, médicos e pacientes, imbuídos em um único objetivo: Tornar o sistema de saúde viável.
Na balança, milhões de pacientes aguardando atendimento decente do SUS e de suas operadoras. Do outro lado, uma conta gigantesca a ser paga. Como equilibrar essa balança e trazer benefícios reais para quem utiliza o sistema?
Ao meu ver o principal responsável pelo sistema sempre foi o médico, aquele que estuda de 8 a 11 anos para fazer todo o sistema funcionar. O médico é a porta de entrada do paciente para o sistema e só ele é capaz de dizer, ao dar o seu diagnóstico, as consequências que esse paciente trará ao sistema e quanto ele custará.
Posso citar três problemas mais comuns na relação médico-paciente:
1. Pouco Tempo
Consultas de 15 minutos não resolverão o problema da saúde. Matematicamente, se o paciente precisa de 1h para tirar suas dúvidas, ele vai marcar quatro consultas para acreditar e entender sua condição.
2. Ausência de Empatia
Recentemente assisti um vídeo que mostra o que as pessoas que estão usando o sistema de saúde estão sentindo ("If you can see inside others"). Se pudéssemos ter essa informação antes de iniciarmos uma relação médica, seria ótimo… Mas não temos como saber. Os médicos naturalmente têm suas preocupações e anseios, salas lotadas, contas de consultório a serem pagas, e etc. Naturalmente os pacientes estão focados em suas condições de saúde. O programa "Fantástico", também mostra o nível de estresse sob o qual os médicos estão atuando e as consequências disso. Empatia: se colocar no lugar do outro.
3. Informação para o Paciente
Em sua maioria, os pacientes não têm formação na área de saúde. Qualquer que seja o diagnóstico ele vai recorrer a outras fontes, normalmente Google e buscar uma segunda opinião, por ter vergonha ou incerteza nas informações passadas pelo profissional. Por isso, é importante que o médico entenda a diferença cultural que pode existir entre ele e o paciente.
No ano passado, o Brasil realizou 586 milhões de consultas. Desse total, 42% (244 milhões) foram realizadas por operadoras de saúde (fonte: ANS) e as outras 342 milhões, 58%, foram realizadas pelo SUS (fonte: DataSUS). Uma vez que, 25% da população tem plano de saude e 75% está na rede pública, você consegue perceber o que eu percebo? Sim, ou a rede pública faz menos consultas do que deveria, ou a rede privada está fazendo mais consultas do que deve. Na minha opinião, as duas coisas.
Tecnologia para voltar atrás?
Segundo pesquisas com pacientes de planos de saúde, onde foi feita a seguinte pergunta: quanto você acha que seu médico recebe pelo seu atendimento? A resposta foi R$200. A pergunta para o médico foi: Qual o valor você acha justo para a consulta que acabou de realizar? E a resposta foi R$240. O valor real? Na média, R$57, que depois dos impostos, fica perto de R$ 40–45, que com o retorno (prática que não é obrigatória, mas virou diferencial de atendimento) fica R$20. Recomendo a leitura de um artigo do Dr. Antonio Celso N. Nassif, da Associação Médica Cearense, onde ele mostra que o o valor da consulta recebida é de R$ 9,47, depois dos custos de consultório e impostos.
Eu sempre serei defensor da medicina humanizada. Em uma pesquisa que realizamos pela Docway, com 100 pacientes, 60% deles estão dispostos a pagar a consulta particular para terem um atendimento diferenciado. Na mesma pesquisa, quando perguntado sobre o valor dispostos a pagar, a resposta foi em média R$ 200.
Mais dados da pesquisa: pacientes têm seus planos de saúde para caso sejam diagnosticados com doenças que possam trazer grandes despesas. Pacientes não estão preocupados com as consultas, apesar de utilizarem o sistema que dá passe livre para tal. A média de consultas por vida nas operadoras de saúde é de 5 consultas ao ano, segundo dados da ANS.
Passaremos por um fenômeno semelhante ao UBER, pacientes optando pelo melhor serviço, independente do valor. A Uberização da saúde já é um fato e a melhora do atendimento dando conveniência e praticidade é aclamado por pacientes. O atendimento domiciliar, resgata valores da medicina tradicional e aproxima o médico do paciente e de sua família, tornando o ambiente propício para a evolução da relação médico-paciente, de forma sustentável economicamente.