A importância da gestão de pacientes

*Por André Kina

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os cuidados com a saúde é um tema que sempre está em alta, devido ao fato de que todas pessoas um dia serão, são ou já foram pacientes. Por isso, ser bem acompanhado e assistido, neste momento, é essencial não apenas para o bem-estar do indivíduo, mas também para que ele se sinta seguro e acredite que de fato está recebendo um serviço de qualidade e com uma equipe de profissionais responsáveis.

Independentemente do nível da gravidade do problema, o emocional desses pacientes é muitas vezes afetado e, na grande maioria das ocorrências, também é compartilhado com seus familiares. Quando tratamos de portadores de doenças crônicas ou com câncer, por exemplo, sabemos que a situação é mais delicada. O tratamento exige um alto grau de importância e uma atenção especial, já que são muitos os casos registrados de desistência dos processos e no consumo dos medicamentos. Assim, o incentivo e acompanhamento destes enfermos passa a ser não apenas um benefício a ser conquistado, mas sim, algo essencial nesta fase de suas vidas.

Hoje em dia, existem serviços que realizam um árduo e delicado trabalho neste processo, oferecendo acompanhamento completo e garantindo o controle do uso adequado de seus medicamentos. Neste caso, o que mais chama atenção é que este controle vai desde o momento de entrega em domicílio, até por meio do esclarecimento de dúvidas e orientações sobre a medicação via telefone e, se necessário for, podem ser realizadas visitas para aplicação do produto em todo o território nacional. Ou seja, apesar de todo o avanço da medicina são medidas simples, como essa, que oferecem os melhores resultados nos tratamentos. Elas também ajudam na redução de custos em toda a cadeia de serviços de saúde, além de garantir um estreito relacionamento com seus consumidores.

Assim, a fidelização dos procedimentos traz um elevado número de pessoas que conseguiram curar sua doença, ou que passaram a ter uma vida muito mais saudável, realizando todos os cuidados necessários, mas sem pensar em abandoná-los por conta de efeitos colaterais, dificuldade de locomoção ou até mesmo por depressão. Ou seja, muito mais que operacional, existe um amplo trabalho psicológico de entender as necessidades dos pacientes, para que estes possam ser atendidos da melhor forma possível. Vale ressaltar que este cuidado é fundamental, uma vez que a satisfação dos beneficiários é a peça chave para o sucesso deste negócio.
 
Mas claro, não podemos nos esquecer dos profissionais que ajudam a realizar este serviço. O contentamento jamais seria obtido se não houvessem pessoas capacitadas, que estivessem sempre à disposição, e que acabam até mesmo criando um vínculo com o programa. Assim, é possível notar que este é um meio especialmente de gestão de pacientes, onde é de extrema importância que todo o processo seja muito bem estabelecido para que não haja falhas, afinal não se pode brincar quando o assunto é tratar de vidas.


* André Kina é Presidente da 4BIO Medicamentos Especiais

Gostou? Compartilhe