Elas são apenas um problema estético ou podem ser um perigo pra saúde? Alguns hábitos de rotina podem minimizas os efeitos da genética de quem tem propensão a varizes? Dr. Caio Focássio, cirurgião vascular, explica as diferenças e as principais dúvidas quando o assunto é varizes.
Depilação
Não há nenhuma evidência científica que comprove a relação da depilação com o aparecimento de varizes. A depilação com cera, seja quente ou fria, é feita superficialmente e por isso não consegue atingir veias que ficam localizados abaixo da hipoderme.
Varizes e trombose
Se a circulação do sangue ficar muito prejudicada por conta das varizes existe um risco de formação de coágulos que podem levar à tromboflebite superficial e até a Trombose Venosa Profunda (TVP).
Varizes e vasinhos
Os popularmente chamados de “vasinhos” são vasos capilares da pele que se dilatam e ficam aparentes na pele bem fininhos, como se fossem fios de cabelo. Apesar de não se transformarem em varizes - por estarem em planos diferentes - e não causarem dor, são um incômodo estético que pode ser eliminado.
Alimentação
Uma alimentação equilibrada ajuda na manutenção do peso adequado, e isso diminui as chances de desenvolvimento das varizes, mas não é a salvação para o problema.