O paciente com câncer precisa de fisioterapia? Esta é uma pergunta que muitos pacientes se fazem ou a fazem ao médico quando ele indica que será necessário realizar fisioterapia, ainda mais quando se trata de uma área nova como a fisioterapia oncológica. E a resposta é: sim, muitos pacientes precisam de fisioterapia oncológica.
E é nesse momento que surge a próxima pergunta: Mas o que é a fisioterapia oncológica? É uma especialidade da fisioterapia que trata especialmente pacientes que tiveram ou tem câncer. Ela deve ser individualizada e específica para cada caso.
Mas todos os pacientes com câncer precisam de fisioterapia? Não, nem todos. Mas, se você: apresenta dor na região próxima ao foco da doença que impeça a realização das atividades que você realizava antes; se você não consegue mais se movimentar como antes por limitação no braço, pernas ou pescoço (ou outras partes do corpo), por exemplo; se você sente perda de força, não conseguindo mais erguer ou pegar alguma coisa, ou até caminhar como antes; se você sente inchada alguma parte do corpo e/ou, se você tem uma cicatriz que lhe incomoda, sim, você precisa procurar um fisioterapeuta oncológico!
E onde eu encontro um fisioterapeuta oncológico? Normalmente em clínicas especializadas em oncologia, ou pergunte ao seu médico, ele certamente saberá lhe indicar algum. Porém, por ser uma área nova, ainda há poucos profissionais especializados no mercado.
Mas eu preciso de um especialista? Sim. Assim como na área médica, se você tem ou teve câncer e apresenta alguma complicação deste tratamento, somente o fisioterapeuta especialista em oncologia que está apto para lhe tratar.
Independente se for cirurgia, quimioterapia ou radioterapia que eu realizei? Sim, independente do tratamento, pois cada um deles pode gerar diferentes complicações para você.
E quando a fisioterapia oncológica deve ser iniciada? Quando o fisioterapeuta oncológico trabalha em parceria com o médico há um consenso entre eles sobre este momento, mas, a minha indicação é que ela ocorra o mais breve possível, desde antes do tratamento médico (cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia), fornecendo as orientações necessárias e, deve ser replanejada a cada etapa do tratamento oncológico, auxiliando e melhorando as complicações que podem acontecer.
O importante é que você sabia que, o alvo da fisioterapia oncológica é sempre tentar devolver o paciente o mais próximo possível da vida que ele tinha antes da doença, ou seja, ajudando-o a viver com qualidade!
Carolina Mozzini é fisioterapeuta do Centro Integrado de Terapia Onco-Hematológica – CITO.