Prática de exercícios aumenta durante o verão

Cuidados com o corpo, roupas e alimentação adequadas são fundamentais para manter a saúde em dia

Por
· 2 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

A prática de atividades físicas é necessária em qualquer tempo, mas é no verão que a preocupação com o corpo costuma motivar os sedentários a movimentarem mais o corpo. Segundo a fisioterapeuta Graziela Silva Vieira, o verão faz com que as pessoas de sintam mais motivadas para sair de suas casas e caminhar ou até mesmo a iniciar um programa de exercícios com orientação de um profissional capacitado, principalmente pelo fato de ser uma estação em que o corpo fica mais a mostra. Essa busca por atividades, entretanto, depende não apenas da força de vontade dos praticantes, mas também de questões muito importantes para a saúde do corpo e da mente, como alimentação, roupas adequadas, alongamento e horário certo para a prática, afinal, apesar de ser um bom motivador, o calor pode também ser um vilão caso os devidos cuidados não sejam tomados. E para ajudar quem pretende iniciar a busca por um estilo de vida mais saudável, entrevistamos vários profissionais e tiramos todas as dúvidas para você inicar uma atividade física o quanto antes, sem prejuízos à saúde. “A busca pela qualidade de vida deve ser permanente, onde nossas escolhas e a modificação dessas geralmente ocorre quando é necessário, porém a prevenção ainda é o maior investimento para a  saúde e bem estar”, lembra Graziela.

Antes da prática

Medicina&Saúde - Quem era sedentário e resolveu iniciar a prática deve ter cuidados antes de começar? Que cuidados são esses?

Gustavo Hoppen - Sim, deve. Sempre antes de começarmos uma atividade física, seja qual for ela, devemos consultar um médico, de preferência cardiologista, para fazermos uma avaliação completa da nossa saúde, principalmente do ponto de vista cardiovascular.

Durante a consulta o médico irá avaliar os hábitos do paciente, se usa ou não medicações e a presença de fatores de risco (tabagismo, obesidade, sedentarismo, diabete, dislipidemias, história familiar de doenças cardiovasculares, alcoolismo) e fará um exame físico detalhado. Com base nesta primeira consulta o médico irá definir quais exames complementares serão necessários (eletrocardiograma de repouso e de esforço, exames laboratoriais, ecocardiograma, etc.).  Com base nesta avaliação o médico poderá definir qual o tipo e intensidade da atividade física que será praticada. Se o médico julgar necessário poderá indicar a avaliação com outro profissional da área de saúde tais como nutricionista ou fisioterapeuta.


Medicina&Saúde - Outra atitude comum no verão, é a prática de exercícios físicos ao ar  livre, como corrida ou caminhada. Existem riscos para a saúde? Quais e como se proteger?

Gustavo Hoppen - Sempre que estamos ao ar livre estamos expostos à uma série de fatores de riscos: sol, raios ultra violetas, poluição, terrenos acidentados.

No verão, para praticarmos atividades físicas ao ar livre, devemos escolher o melhor horário para isto, sempre evitando os horários de maior calor e os horários com maior movimentação de veículos devido à poluição. Se pudermos praticar esta atividade em um parque, longe de veículos, melhor.

 Também não devemos nos esquecer do uso do protetor solar antes de iniciarmos a atividade, mesmo nos dias em que o céu está nublado, pois mesmo assim existe a radiação ultravioleta que pode nos prejudicar.

Outro fator muito importante é a ingestão de água. Devemos tomar água antes de iniciarmos a atividade e durante a atividade para evitarmos a desidratação. Não devemos nos descuidar da alimentação, evitando alimentos gordurosos ou frituras.  Também devemos usar roupas e calçados adequados para a atividade que iremos praticar.

Outro fator muito importante é que as pessoas pratiquem exercícios não apenas no verão, mas que criem uma rotina de atividades e a mantenham durante o ano inteiro.

 

Gostou? Compartilhe