Um novo olhar

Cada vez mais o coaching vem sendo procurado por pessoas que buscam uma nova forma de ver a vida

Por
· 3 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Não é raro chegar em uma etapa da vida e não ver mais caminhos a percorrer, afinal, você já tem um emprego, família, amigos e uma vida estável. Mas e se alguém chegasse para você mostrando que pode mais, que é possível sim realizar aqueles desejos antigos que ficaram para trás com o passar dos anos? É essa visão diferenciada que o coaching propõe. Cada vez mais procurado por profissionais de diferentes áreas, o método ganhou espaço e hoje, é possível encontrar coaching para os mais diversos assuntos, entre eles, um exclusivo para mulheres.

A passo-fundense Michele Daandels se tornou Master Coach depois de uma conversa com uma amiga. “Decidi realizar uma formação em coaching e fui sem saber muito do que se tratava. Foi só começar a formação que defini que iria trabalhar nesse ramo. Fiquei encantada, pois você vê o resultado rápido e positivo nas pessoas”, conta. Hoje, ela trabalha mostrando alternativas para mulheres em cursos, workshops e atendimentos individualizados.

Para ela, o coaching é um processo instigante e criativo para maximizar o potencial pessoal e profissional. “O objetivo é dar suporte às pessoas, através de técnicas e ferramentas, para que criem uma visão diferenciada de tudo de uma maneira rápida e precisa. Ajuda as pessoas a sairem do seu estado atual e alcançar seu estado desejado”, explica. A escolha por trabalhar exclusivamente com o público feminino se deu de forma natural. Michele já trabalhava com eventos voltados para as mulheres, como concursos de beleza e conta que o que mais lhe encantava nesse trabalho, era ver o resultado em que nem sempre as vencedoras eram as mais bonitas, mas sim, as que se conheciam melhor, pois quanto mais se conheciam, mais de empoderavam, “Anos após, trabalhei com o público feminino, onde percebia e acompanhava diversas mulheres no seu dia a dia e se percebia que as mulheres que se conheciam, eram as que mais se desenvolviam. E isso é fascinante”, lembra Michele.

Em busca de mudanças

Michele conta que não existe uma característica específica das mulheres que procuram pelo coaching. Há desde mulheres em busca de mudanças na vida pessoal, quanto na carreira profissional. “Geralmente elas chegam com problemas de estima, profissionais, afetivos e não sabem que rumo tomar. Buscam encontrar no seu cotidiano mais rendimento e melhorar a qualidade de vida. Para que isso aconteça, primeiramente precisamos que elas se conheçam para saber como e onde querem chegar”, explica. Para transformar essa realidade, nada de conselhos ou dicas, o trabalho do coaching é feito através de ferramentas que geram autoconhecimento, dessa forma, segundo Michele, a mudança parte de dentro de cada uma das mulheres que buscam o método. “Elas começam a ter uma visão melhor sobre sua vida e se questionam sobre diversos assuntos e através de perguntas poderosas é que vem as dicas e as necessidades de resposta de cada uma. É fantástico!”, comemora.

Como funciona

O processo de coaching inclui 10 sessões, ao término de cada sessão, as mulheres têm tarefas a serem cumpridas até o próximo encontro. Segundo a coach é a partir daí que elas começam a desenvolver o processo interno, pois as tarefas são colocadas em prática após alcançada uma meta. “Geralmente conseguimos manter, pois durante esse processo praticou-se os conceitos, mudou-se comportamentos e ressignificou-se hábitos. E isso tudo faz parte do processo de coaching”, explica. Michele também trabalha o empoderamento feminino em grupo em workshops e lembra que a pessoa que procura o coach já é uma vitoriosa, pois “é uma decisão que requer sair da zona de conforto e confrontar-se”.

Para ela, um dos principais benefícios do coaching é que ele possibilita o encontro da pessoa com suas próprias verdades e obejtivos, de forma que ela trace suas metas independente da opinião dos outros e tenha equilíbrio profissional e pessoal para lidar com as situações cotidianas, tendo uma nova visão, focando na soluçao e não nos problemas. “A maior necessidade do ser humano é ser ouvido na essência, ter o direito de errar e mesmo assim contar com o patrocínio positivo. À partir do processo de coaching, cada pessoa se conhece melhor e sabe qual o seu papel em qualquer situação, seja no mercado de trabalho, seja no contexto social”, comenta. E para quem quer levar um pouco dos ensinamentos do coaching para a sua vida e transformar um pouco o seu dia-a-dia, Michelhe ensina: “Primeiro é preciso saber o que se quer, e onde quer chegar. Temos que mudar nosso padrão de pensamento, temos que mudar a forma de ver os problemas. Um dos segredos é não focar em problemas, somente em soluções e resultados, fazendo isso, você verá o mundo com outros olhos”, finaliza

Gostou? Compartilhe