O clássico da moda

Do ballet ao streetstyle, conheça um pouco da história de um dos calçados queridinhos de todas as mulheres

Por
· 3 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Você sabia que a precursora das nossas amadas sapatilhas foi Brigite Bardot? Sim, depois de anos praticando ballet a atriz queria poder usufruir do conforto das sapatilhas de dança no seu dia a dia. De acordo com a consultora, Maria Inês Borges da Silveira, as primeiras sapatilhas surgiram em Paris quando Rose Repetto, fundadora da Companhia Sapatilhas de Ballet Repetto, para atender um pedido da atriz francesa, criou em 1956 o modelo Cedrillon. Modelo que mais tarde, ganharia o mundo.  “O modelo Cendrillon iniciou sua trajetória de sucesso no mundo naquele mesmo ano, era usado nos palcos e nas ruas, e acabou ganhando também espaço em filmes como ‘E Deus Criou A Mulher’, protagonizado pela atriz Brigite Bardot”, comenta.

Aos poucos as sapatilhas foram virando sucesso. E, graças a sua leveza e praticidade outras marcas foram surgindo e se destacando. Hoje os calçados são confeccionados de diversos materiais, estilo e cores. Para a especialista, sapatilhas podem ser combinadas com looks sofisticados e modernos. Além de looks confortáveis para passeios, ou até mesmo dependendo da confecção, usadas num estilo mais requintado e diferenciado.

Hoje, elas seguem sendo as queridinhas das mulheres, pois são verdadeiras curingas na hora de montar um look tanto no verão quanto no outono. “As possibilidades com elas são imensas, e dependendo do modelo ela pode ser usada até mesmo em uma festa ou balada durante a noite”, destaca a consultora de moda e blogueira, Gisiele Baschera.

A principal característica da sapatilha é que ela não possui restrição de idade, vai da infância a fase a adulta. “Acredite, ela vai bem com é exatamente tudo que você tem dentro do seu closet, e todas as mulheres pode usar sem exceção, qualquer tipo de corpo, alta, baixa enfim, apenas use”, ressalta.

Sapatilhas são um sucesso total. Além de práticas, confortáveis e elegantes, ainda facilitam nossa vida quanto ao uso do salto alto. “As sapatilhas fazem o maior sucesso hoje, estão nos pés de grandes personalidades como a atriz Angelina Jolie, Kate Middleton, Kate Moss, entre outras”, lembra Maria Inês. Para Gisiele, as sapatilhas são as melhores opções para o dia a dia. “São confortáveis e não tem um aspecto tão esportivo como o tênis, fazendo com que possamos usa-las em qualquer lugar, além de serem super femininas e ideais para quem quer fugir do salto”, finaliza.

Muito além da moda
Se você acha que sapatilhas são apenas aquelas que estamos acostumadas a ver nos pés por aí está muito enganada. Maria Inês lembra que existem outros estilos do calçado. “A sapatilha tem origem na palavra sapato (sapato + ilha = substantivo feminino) que ao longo dos anos tem evoluído com características cada vez mais específicas”. Alguns exemplos desses tipos específicos de sapatilha são a chuteira, quando falamos de futebol, a sapatilha de ciclismo, as sabrinas - que são calçados muitas vezes utilizados para dança ou ginastica -, sapatilha de escalada, sapatilha de artes marciais e é claro, as famosas sapatilhas de ballet, as quais deram origem as sapatilhas que usamos hoje.

Símbolo de versatilidade
Já deu para notar que as sapatilhas são especiais e podem ser uma boa aposta para qualquer ocasião. Mas se ainda tiver aquela dúvida na hora de colocá-las para jogo, Gisiele recomenda: “aposte em looks com shorts, saias e vestidos, independentemente do modelo, pois todos caem bem com ela. Está liberado desde shorts jeans até os de alfaiataria.Ssaias e vestidos vão do longo ao curto e claro, a calça jeans nem se fala né”, ensina.

Quando bater aquele friozinho invista em blazers, jaquetas jeans, cardigans, coletes e camisas. T-shirts também fazem uma bela combinação, indo do trabalho para o happy hour, deixando o look moderno e estiloso. “A sapatilha só deve ser evitada no inverno porque em frio rigoroso não oferece aquecimento e além de ficar totalmente desproporcional usá-la com casacos pesados. Portanto, mesmo com meio grossa, evite”, destaca.

No trabalho e em eventos mais formais e festas, a dica de Gisiele é dar preferência aos modelos de bico fino, pois trazem um ar mais elegante, deixando o look sofisticado, sem precisar usar salto. “Os modelos com bico arredondados foi feitos exclusivamente para o dia, então nada de ir para noite com ela, pois apesar de serem charmosas tem um visual mais casual”, encerra.

Gostou? Compartilhe