HSVP coleta mais de 2100 litros de leite materno

A Sala de Coleta funciona nos turnos da manhã, tarde e noite e atende em média 57 mães por dia

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A amamentação é um momento especial e essencial para mãe e bebê. O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo realiza campanha permanente de aleitamento materno, buscando conscientizar sobre sua importância para o crescimento e a saúde do bebê. Porém, há casos em que o bebê não consegue mamar diretamente na mãe. Nessas situações, as mães que estão com os filhos internados no HSVP são encaminhadas para a Sala de Coleta de Leite Materno, onde podem esgotar o leite para alimentar seu filho. Em 2015, a unidade coletou 2.152,063 litros de leite materno.
A Sala de Coleta funciona nos turnos da manhã, tarde e noite e atende em média 57 mães por dia. A nutricionista responsável pelo serviço de Nutrição Materno-Infantil, Fabiana Guedes ressalta que o trabalho tem dado certo, trazendo muitos benefícios para mãe e para o bebê. “Sabendo da importância e dos benefícios do aleitamento materno, para ambos, buscamos orientar e incentivar as mães com seus bebês internados para que esgotem o leite materno, contribuindo e beneficiando seus pequenos por esta oferta, durante o período de internação, e estimulando-as para que deem continuidade após o momento da alta hospitalar”, enfatiza.
Para uma maior comodidade das mães, as coletas podem ser realizadas mais de uma vez por turno. Fabiana explica que na unidade da sala de coleta de leite materno a primeira etapa é a higienização das mãos, antebraços, braços e mama, seguida pela coleta do leite, o qual após identificação com registro do nome completo da mãe, bebê, data de validade e volume coletado, é encaminhado para o lactário, onde será envasado e distribuído para o bebê, conforme descrito na prescrição médica. “O leite materno é ofertado cru para o bebê, conforme as recomendações atuais, o que contribui para a manutenção de suas propriedades nutricionais. O leite da mãe é repassado somente para o seu filho, sendo que possui validade de 12 horas, além disso, também é realizada análise microbiológica do leite em função de sua manipulação até o momento da distribuição para os bebês”.
Além de coletar o leite e amamentar seus pequenos, as mães recebem as orientações dos profissionais do HSVP quanto à alimentação, cuidados com o bebê, entre outras dúvidas expostas. Greice Missio, de Espumoso, está com a pequena Sofia internada no CTI Neonatal há alguns dias. A filha que nasceu de 31 semanas e com 1,020 kg, necessita do leite materno para crescer e receber alta. “A Sala de Coleta facilita muito a retirada do leite. Com o auxílio e as dicas das profissionais o momento se torna mais tranquilo e especial. Saber que o meu leite vai alimentá-la me deixa mais próxima dela”, enfatiza a mãe.

Gostou? Compartilhe