Nossa pele, corpo e cabelo precisam ter cuidados diários, como a higienização, hidratação e proteção. Mas após a estação mais quente do ano esses cuidados devem ser redobrados! Durante o verão, além do aumento das atividades realizadas ao ar livre, a radiação solar incide com mais intensidade, expondo nossa pele a queimaduras e outros males.
De acordo com a esteticista e cosmetóloga, Aline Toledo Ammes, a maior exposição solar durante o verão resseca nossa pele e fios, além de acelerar o envelhecimento, fazendo as indesejáveis rugas surgirem antes do tempo. Por isso, cuidados o ano todo são fundamentais.
Mas afinal, quais os danos o sol causa para nossa pele?
“O sol danifica o DNA da pele, acelerando o processo e causando manchas, as quais são difíceis de reverter”, destaca Aline. E não são apenas as manchas, mas é comum o aparecimento de sardas, miliun – aquelas bolinhas brancas que surgem próxima a região dos olhos – e rosáceas que além de desidratar causam câncer de pele.
É por isso que a exposição solar requer o uso de protetor e, mais importante, que ele seja reaplicado a cada 3 horas ou ainda menos caso sua pele seja oleosa.
E não é somente o sol o vilão, mas também o cloro da piscina, a poeira desses climas secos, a poluição, alimentação entre outros.
Não basta hidratar, tem que limpar!
De acordo com a esteticista, uma pessoa perde em média 3 litros de água por dia através da urina, suor e na expiração. Em dias quentes esse número aumenta e pouco gente consegue repor essa perda na quantidade exata que o corpo necessita. “Para repor essa desidratação é necessário não só hidratar a pele e fios, mas principalmente nutrir”, ensina.
Mas nutrir não é o mesmo que hidratar? “Não. Hidratar é repor á agua que perdemos. E nutrir é repor os nutriente perdidos. Tanto a pele quanto cabelo e até mesmo as unhas perdem seus nutrientes quando expostos às variações climáticas e processos químicos”, explica Aline.
Segundo ela, é necessário hidratar-se, mas é preciso ir mais além. De que forma? Preparando a pele. “Uma pele que está com a maquiagem, ou no caso dos homens resíduos de filtro solar, poluição, células mortas, oleosidade, precisa ser limpa. Você pode usar o melhor produto, da marca mais conceituada, mas se não higienizar, promover a renovação das células mortas, não irá notar diferença porque realmente não aconteceu”, ensina.
Por isso, Aline destaca que é preciso fazer a higienização todos os dias. “Eu particularmente faço 2x ao dia, à noite e pela manhã, pois até dormindo produzimos oleosidade. E em seguida faço a reposição hídrica e dos nutriente, pois os poros estão abertos para receber os ativos do produto”, comenta.
Em relação aos produtos, ela ensina que devem ser adquiridos sempre em embalagens flip flip ou pump, pois os que são vendidos em potes acabam sendo contaminados quando colocamos os dedos dentro deles, perdendo os ativos existentes.
Ainda segundo a esteticista, agora é a época adequada para intesificar esses cuidados, pois os próximos meses serão de vento frio e temperaturas mais baixas, fatores que fazem com que a pele e o cabelo fiquem ainda mais ressecados. “O ideial agora para uma pele e cabelos saudáveis é apostar na hidratação e nutrir. Praticar alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes também resultam em benefícios a longo prazo”, finaliza.
Como recuperar a pele agredida pelo Sol:
A receita para aproveitar da melhor forma possível sem prejudicar a pele é simples: evitar a exposição solar nos períodos de radiação mais intensa, manter uma alimentação saudável e ingestão adequada de líquidos e seguir uma rotina de cuidados diários com a pele, utilizando produtos específicos que ajudam a mantê-la protegida, hidratada e saudável. Confira as dicas:
- Beba muita água! Esse é o item principal para manter corpo todo equilibrado, inclusive a pele, principalmente nas épocas mais quentes do ano
- Abuse do protetor solar não só na praia, mas no dia a dia, pois sempre estamos expondo a área do rosto aos raios solares
- Não tome banho com água quente, isso prejudica a camada manto-lipídica da pele, que é responsável pela textura suave
- Limpe o rosto com produtos adequados
- Seque o rosto com toalhas macias, sem esfregar. O ideal é dar leves batidinhas para não irritar a pele
- Hidrate muito e sempre.
- Abuse das Máscaras Faciais, elas auxiliam na hidratação, remoção das células mortas e diminuem as linhas de expressões