Você sabia que as cores têm um significado e que elas possuem grande influência sobre o nosso estado de espírito, humor e até no nosso astral? As interpretações variam de país e cultura, e segundo Maria Inês Borges da Silveira, consultora de Comportamento Profissional, Etiqueta Social e Internacional, Cerimonial Público e Privado e Marketing Pessoal, até as cores da nossa pele e cabelo determinam a escolha do que vestir. “As cores quentes aproximam o objeto, como o vermelho, o laranja e o amarelo. Já as cores frias, tornam o objeto menor e distante, além de trazer uma ideia de repouso, como por exemplo, o azul, o verde e o rosa. As cores neutras como o preto, o marfim, gelo, pérola, palha e areia combinam com tudo”, explica a especialista.
Quando o assunto é moda, então, as cores têm um peso ainda maior. Segundo a especialista, quando a pessoa for pensar no look, por exemplo, deve usar no máximo três cores para que o resultado final seja harmonioso. Entretanto, hoje temos uma diversidade de cores, tecidos, rendas, couros, malhas e padronagens geométricas que podem sim ser mescladas para compor um conjunto equilibrado. Para Maria Inês, o bom senso é o segredo do sucesso. E os looks clean são sempre mais elegantes.
As cores no dia a dia
Segundo a especialista, tecidos com estampas grandes, devem ser usados com muita cautela, já que eles marcam, chamam a atenção e podem engordar. Para ela, os famosos “Animal Print” não devem ser usados no trabalho, já que passam uma conotação de sensualidade. Quanto aos tecidos lisos, estes compõem mais facilmente o look, já que cabem com diversos tipos de acessórios. “O esquema monocromático (diferentes tons da mesma cor) funciona muito bem também e são mais seguros”, complementa.
Agora, para arrasar e não errar no ambiente de trabalho, Maria Inês explica que as melhores opções são as cores neutras, que não chamam tanta atenção. Para dar um toque a mais no visual, ela recomenda o uso de algum detalhe colorido como em bolsas, sapatos, lenços. Ela ainda comenta que o preto ou o azul com o branco e vermelho sempre combinam bem.
Para finalizar, consultora, salienta que a chave para combinar cores fortes está em investir nos opostos complementares, e, para equilibrar a produção é só usar as cores nudes. “Com bom senso e essas dicas com certeza você vai arrasar”, encerra.
O que cada cor diz sobre você
Escolher a cor da roupa que será usada a cada dia não é tarefa fácil e é comum que essa escolha varia conforme o dia, o humor ou mesmo a temperatura. Confira o que cada cor é capaz de transmitir e faça sua escolha.
Branco: o branco remete a sensação de pureza, harmonia e limpeza, isso explica a sua aplicação no vestuário dos profissionais de saúde e açougueiros, pois eles trabalham em locais que exigem muita assiduidade. Por representar a paz essa cor é muito comum nas passagens do ano.
Preto: essa cor remete a sensações de elegância, distinção e sobriedade, isso é evidenciado no “pretinho básico” que é amado pelas mulheres, e por ser a cor mais comum dos ternos masculinos.
Vermelho: o vermelho é uma das cores que despertam sensações mais calorosas quando utilizadas, transmite virilidade, iniciativa e paixão. Por despertar essas sensações é comum a sua utilização em roupas mais sedutoras para homens e mulheres além das clássicas lingeries.
Amarelo: o amarelo além de inspirar confiança favorece o desenvolvimento do raciocínio e das ideias além que ser uma cor que transmite muita energia, procure utilizar o amarelo em ocasiões mais descontraídas e diurnas.
Azul: o azul inevitavelmente remete à um look mais requintado e relaxante, a influência calmante do azul no sistema nervoso central é bastante conhecida, isso explica a sua utilização em roupas infantis, jalecos cirúrgicos entre outras aplicações. No dia a dia o azul é uma boa alternativa para acalmar os ânimos em uma rotina agitada.
Fonte: Portal Educação