A gordura localizada costuma incomodar as pessoas que desejam reduzir medidas e melhorar o contorno corporal. Em alguns casos, mesmo após o emagrecimento, as gordurinhas teimam em permanecer em regiões como culote, coxas, barriga e cintura. Mas, como corrigir a situação? Será que basta procurar a tecnologia de última geração nas clínicas de estética? Na realidade, é preciso cuidado para não errar.
Em primeiro lugar, consulte um dermatologista, converse sobre as suas expectativas e o quadro clínico, para evitar resultados adversos, pois não basta escolher o tratamento com base na opinião dos amigos. “O paciente tem direito de conhecer o que existe de mais moderno, mas também deve se preocupar com a segurança e a comprovação científica dos resultados oferecidos pelo procedimento”, alerta Dra. Luciana Macedo.
No Brasil, o mais recente tratamento para gordura localizada é a radiofrequência seletiva, aprovado pela Anvisa, uma tecnologia não invasiva que promove a morte das células adiposas por meio do aquecimento seletivo da área tratada. Já presente nos Estados Unidos e em países da Europa, esta terapêutica tem estudos clínicos apresentados nos principais congressos de dermatologia no mundo.
Como age a radiofrequência seletiva
“O equipamento emite ondas de radiofrequência que atingem somente as células adiposas, situadas nas camadas subcutâneas mais profundas, que se rompem e se esvaziam. Ocorre o que denominamos de apoptose, morte natural celular. O equipamento nem encosta no corpo, o tratamento é indolor e dura de 4 a 8 sessões, de 45 minutos cada, em média. Recomendamos uma sessão por semana. A gordura é eliminada pelo sistema linfático, sendo que a redução já é perceptível no primeiro mês”, explica Dra. Luciana.
Mas, será que as gordurinhas podem voltar a incomodar? “Os resultados são de longo prazo, a partir do momento que a pessoa realiza um acompanhamento médico e adota hábitos alimentares saudáveis e pratica atividade física”, completa a dermatologista. Ou seja, não adianta investir em tratamento estético e ganhar peso logo em seguida. Indicado para homens e mulheres, o procedimento da radiofrequência seletiva só pode ser realizado por um dermatologista.