Câncer, gripe e vacina

Por Alvaro Machado

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O câncer é uma doença comum, a segunda mais importante atrás apenas das doenças cardiovasculares. Não temos estatísticas nacionais sobre os chamados "sobreviventes do câncer", aqueles que passaram pela doença e levam hoje sua vida normalmente mas com cuidados especiais, mas a estimativa no Instituto Nacional do Câncer estima para 2016 é de que quase 600 mil novos diagnósticos de câncer no Brasil e cerca de 60 mil casos no Rio Grande do Sul. Muitos desses estarão, nesta época do ano, sob tratamento, seja ele quimioterápico, radioterápico ou outro, o que poderá reduzir a sua imunidade.
A antecipação do surto de gripe, inclusive com registro de mortes pelo vírus H1N1 em nosso Estado, nos impele à procura de proteção, tanto com medidas preventivas básicas, como pela vacinação. Mas é segura a vacinação em pacientes em tratamento para o câncer ou que já tenham passado pelo tratamento?
Vacinas podem ser a base de agentes (vírus ou bactérias) atenuados, mas vivos, ou inativados, mortos. Esta diferença é fundamental. A vacina contra a gripe, tanto a tríplice da rede pública, quanto a quadrivalente da rede privada, são compostas de vírus inativados, ou seja, mortos. Outros efeitos adversos podem ocorrer, principalmente alérgicos ou de hipersensibilidade, mas não há risco de desenvolvermos a doença, a gripe comum ou a gripe A, a partir da vacinação.
Paciente com câncer que faz quimioterapia possui maior o risco de contrair a Influenza e de apresentar infecções bacterianas associadas, além de evoluir com quadros graves. Neste contexto é seguro a vacinação contra a gripe de pessoas com câncer ou em tratamento para o câncer. Eventualmente, o que pode ocorrer é uma menor eficácia da vacina devido ao sistema imunológico comprometido pelo tratamento. A vacinação anual contra o vírus influenza em pacientes portadores de câncer faz parte do protocolo da Sociedade Brasileira de Imunizações. Recomendamos a vacinação de todos.

* Dr. Alvaro Machado é Oncologista Clínico e Conselheiro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica – SBOC, Passo Fundo - RS

Gostou? Compartilhe