Uma trajetória de sucesso

Aos 42 anos, Gilséia Woitchunas se considera uma mulher realizada e tem orgulho da carreira que construiu

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O sorriso iluminado no rosto ao abrir a porta do consultório não nega: Gilséia Woitchunas é aquele tipo de pessoa que conquista qualquer um que passa pelo seu caminho. Dentista por formação, nem de longe parou após a graduação, muito pelo contrário, construiu sua carreira na base de muito esforço e estudo. 
Aos 42 anos, já dedicou 18 deles à profissão que escolheu. Formou-se, fez especialização, inclusive uma em Dallas, nos Estados Unidos, mestrado e doutorado, todos na área cirúrgica – seu grande sonho - , deu aula em instituições de ensino e só parou um pouco quando os dois filhos nasceram, mas não totalmente.
Hoje, trabalha mais diretamente com cirurgia estética bucal e facial, mas segue em sintonia com tudo que acontece na profissão. “Sou uma pessoa naturalmente curiosa, eu gosto de estudar e de adquirir novos conhecimentos. Minha vó sempre dizia que conhecimento nunca é demais, comenta." 
Tanta dedicação à carreira fez com que Gilséia adiasse o sonho de ser mãe.  “Eu acabei tendo filho mais tarde, quando estabeleci minha carreira. Hoje, tenho um filho de 5 e um de 2 anos e é muito bom, porque agora a gente consegue ter uma condição financeira melhor, pode acompanhar eles, dar tudo que a gente quer. Se tivesse tido filho com 20 anos não ia ser assim. Fico muito orgulhosa. Não é nada fácil, mas é muito prazeroso”, destaca. 
Mesmo assim, ela se considera satisfeita com o que construiu e comemora a realização de um sonho: poder trabalhar com o marido. “Na época em que estudávamos, era muito difícil. Tinha épocas em que só nos víamos no fim de semana. Hoje conseguimos realizar esse sonho”, lembra. 

Profissão que melhora a autoestima das pessoas

Uma das maiores alegrias de Gilséia, e que a fazem se emocionar, é poder devolver a alegria às pessoas que, por algum motivo, sentem-se desmotivadas de ter até mesmo um convívio social. “Eu faço um trabalho diferenciado, de cuidado à face do paciente, tanto para um tratamento de rejuvenescimento facial quanto de cirurgias para corrigir deformidades, além de melhorar a autoestima das pessoas”, destaca.
Para a dentista, ao contrário do que se imagina, sempre existe uma emoção fascinante em realizar um novo tratamento ao paciente, pois, cada caso e cada paciente são únicos. As expectativas estão presentes ao lado do profissional e do paciente que esperam um ótimo resultado para alcançar o objetivo, de uma aparência esteticamente renovada ou de novo sorriso.

Profissional realizada

Tanto estudo, tanta dedicação ao trabalho e à família fazem de Gilséia uma pessoa realizada. “Eu nunca imaginei que nessa idade fosse ser tão feliz”, comenta a mulher que, assim como toda mãe, sonha ainda apenas em ver os filhos crescerem saudáveis e bem educados e que possam ter a instrução que teve desde que iniciou seus passos.
Mesmo com algumas dificuldades no caminho, ela soube se impor e dar a volta por cima. “Eu tive uma pessoa bem importante que foi a dentista Edela Puricelli, minha chefe durante a residência. Ela era muito firme e a gente brincava que não fazia residência, fazia quartel, era muito regrada. E uma coisa que ela me ensinou foi que lá tinha hierarquia e eu levei isso para minha vida, então, não tenho problema nenhum em me impor, até porque na área que eu trabalho que é absolutamente masculina, se a gente não se impor a gente não consegui ir para frente. Então eu aprendi lá a saber me impor pelo respeito e pelo conhecimento”, lembra.
E conseguiu. Hoje, ao olhar para o passado se emociona, lembra com carinho dos caminhos que percorreu, das pessoas que estiveram ao seu lado e afirma com toda a certeza: “Eu adoro o que eu faço, gosto muito da área em que eu atuo, sou uma profissional realizada”.

Gostou? Compartilhe