Em um estudo publicado recentemente no JAMA Internal Medicine, pesquisadores descobriram que a atividade física foi associada com uma redução de risco de muitos tipos de câncer.
O estudo utilizou dados coletados de 1,44 milhões de adultos americanos e europeus com idade média de 59 anos, 57% eram mulheres.
Seguem abaixo os detalhes de quais os cânceres e o percentual de redução de risco:
- esôfago: 42%
- fígado: 27%
- pulmão: 26%
- rim: 23%
- estômago: 22%
- endométrio: 21%
- leucemia mieloide: 20%
- mieloma: 17%
- intestino grosso (cólon): 16%
- cabeça e pescoço: 15%
- reto: 13%
- bexiga: 13%
- mama: 10%
As associações foram geralmente semelhantes entre os indivíduos com sobrepeso / obesidade em comparação com peso normal. A redução do risco de câncer de pulmão foi identificada em fumantes atuais e ex-tabagistas, mas não em indivíduos que nunca fumaram.
Os investigadores concluíram que atividade física foi associada com menores riscos de desenvolvimento para muitos tipos de câncer e que os profissionais de saúde devem aconselhar adultos sedentários enfatizando que a maioria dessas associações eram evidentes independentemente do índice de massa corporal ou história de tabagismo, o que confirma a ampla generalização dos resultados.
Rodrigo Ughini Villarroel - oncologista do Centro Integrado de Terapia Onco-Hematológica (CITO). Responsável Tumores Genitourinários, Melanoma, Tumores de Mama e Tumores de Cabeça e Pescoço.