Câncer de próstata é tema de dissertação no HSVP

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, apoia os funcionários na realização de especializações lacto e stricto sensus

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A qualificação e especialização são fundamentais em todas as áreas do conhecimento, quando falamos da área da saúde, isto se torna ainda mais importante, pois é uma área com constantes mudanças e novidades. O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, apoia os funcionários na realização de especializações lacto e stricto sensus. Com intuito de qualificar sua atuação a enfermeira do Serviço de Radioterapia, Luana Ferrão, defendeu sua dissertação no Mestrado em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo (UPF). O tema trabalhado pela profissional foi "Significados e repercussões do câncer de próstata para um grupo de homens", que teve orientação do professor Dr. Luiz Antonio Bettinelli.

Segundo Luana o envelhecimento populacional é um desafio para a sociedade e para os profissionais da saúde. Junto com o envelhecimento as pessoas podem ser acometidas por doenças crônicas, dentre elas o câncer. O câncer de próstata é um exemplo no qual a idade é um risco importante, pois sua incidência e mortalidade aumentam após os 50 anos. "Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa desenvolvido com 30 homens portadores de câncer de próstata em tratamento oncológico no HSVP . O objetivo foi conhecer o impacto do diagnóstico e as repercussões do câncer de próstata para homens em tratamento oncológico", pontua Luana.

A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, nos meses de março e abril de 2015. Dos participantes, 24 eram casados, quatro eram viúvos e dois eram solteiros, com idade entre 60 a 82 anos e a escolaridade variou de ensino fundamental incompleto a ensino superior incompleto. A agricultura foi referida como ocupação, pela maioria dos participantes. "A análise temática permitiu a construção das categorias: impacto do diagnóstico e seu enfrentamento; a sexualidade comprometida no percurso terapêutico; e incontinência urinária e as repercussões no cotidiano dos homens. Os resultados obtidos demonstram que o diagnóstico e o tratamento geram uma mescla de sentimentos e repercussões no cotidiano destes homens", concluiu a mestre enfatizando ainda, que com o estudo percebeu-se a necessidade de elaboração de estratégias e ações que visem à melhoria da qualidade de vida dos pacientes com câncer de próstata.

Gostou? Compartilhe