Núcleo de Apoio ao Paciente Onco-Hematológico no HC

Além dos efeitos na saúde dos pacientes, o diagnóstico e tratamento do câncer afetam também a autoestima de mulheres diagnosticadas com a doença

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Além dos efeitos na saúde dos pacientes, o diagnóstico e tratamento do câncer afetam também a autoestima de mulheres diagnosticadas com a doença. Para resgatar a autoconfiança, além de orientar os pacientes sobre aspectos relacionados ao tratamento do câncer, o Hospital da Cidade desenvolve o Núcleo de Apoio ao Paciente Onco-Hematológico – NAPON.

Criado em outubro de 2014, o NAPON, organizado pela Comissão de Suporte Oncológico e Programa de Residência Multiprofissional HC/UPF/SMS, interage com toda a equipe multidisciplinar da Instituição “eu acho excelente, maravilhoso o trabalho. Os profissionais são bem informados e dedicados, atenciosos. Cada vez que eu venho aqui eu sempre aprendo algo novo, motivador. Eu acho muito importante” contou Vera Lúcia Ronsani Raymundo, paciente em tratamento contra o câncer de mama há três meses.

As atividades desenvolvidas pelo NAPON, iniciativa inédita na região, incluem informações acerca de formas de tratamento e intervenções, direitos e deveres de pacientes oncológicos, possíveis reações adversas aos tratamentos, cuidados pessoais e suporte emocional a pacientes em tratamento oncológico.

Os pacientes e familiares que integram o grupo contam com acompanhamento profissional do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer (enfermagem, farmácia, fisioterapia e psicologia), preceptores, profissionais do hospital, instituições de ensino e voluntários. As atividades são realizadas todas as quintas-feiras, na Sala de Estudos Luiz Fragomeni (SELF), localizada no 9° andar do Edifício Centenário do HC.

Na última quinta-feira (12 de maio), o NAPON recebeu uma oficina de automaquiagem e beleza, as mulheres que participaram do encontro trocaram experiências, receberam dicas de maquiagem e aprenderam formas diferentes de amarrar lenços, além de receberem doações de lenços e perucas.

A oficina que fez parte da programação do NAPON teve a participação do curso de Estética e Cosmética da UPF, coordenado pela psicóloga, especialista em Cosmetologia e Estética, Margarete Rien, que destacou durante a atividade a importância do auto- cuidado e preocupação com o bem-estar. As acadêmicas do curso auxiliaram na execução das atividades “no sentido de poder auxiliar e trazer uma melhoria ao bem-estar das pessoas. Às vezes é tão pouco o que precisa pra gente estar feliz, basta ser lembrado, ser acarinhanhado. Eu acho que esse trabalho que o Hospital está fazendo é muito importante” lembrou Margarete durante a atividade.

 

Gostou? Compartilhe