Trabalho científico do HC recebe principal premiação em Congresso Nacional

Mais de 180 trabalhos foram inscritos para avaliação no VIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Hospitalar

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Realizado em Salvador (BA), o VIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Hospitalar recebeu profissionais de todo o país para fortalecer as discussões sobre a fonoaudiologia hospitalar e apresentar as novas tecnologias que podem ser utilizadas pelos profissionais da área.
Entre os mais de 180 trabalhos enviados para avaliação e 36 trabalhos selecionados para apresentação, a pesquisa desenvolvida no Hospital da Cidade recebeu a principal premiação do evento. A pesquisa que teve como tema “A importância da intervenção fonoaudiológica nos aspectos quanto a via de nutrição na Doença de Alzheimer” foi desenvolvida pelo HC, em parceria com acadêmicas do curso de fonoaudiologia da UPF, Caroline Nicolini, Raira Altmann, Larissa Blau, Letícia Copini e Nathana da Rosa.
A atuação do profissional de fonoaudiologia no ambiente hospitalar foi destacada no trabalho científico “o objetivo foi mostrar a importância do tratamento e acompanhamento fonoaudiológico adequado e precoce para evitar o agravamento dos sintomas da Doença de Alzheimer no que se refere à alimentação. Conclui-se que a intervenção precoce até mesmo antes mesmo da internação hospitalar tende a adiar a evolução da doença promovendo qualidade de vida do paciente e alimentação segura por via oral” salientou a fonoaudióloga do HC, Angélica Savoldi.
Para a fonoaudióloga, o destaque em um evento de abrangência nacional demonstra o compromisso da instituição e dos profissionais com a qualidade da assistência em saúde “todos os anos vemos coisas novas e também passamos o que estamos realizando, já que Passo Fundo sempre foi uma referência em saúde. Além dos cuidados com o pacientes, a pesquisa tem se voltado também a dados econômicos, buscando alternativas que auxiliem para o orçamento positivo nas instituições” lembrou.
O Setor de Fonoaudiologia do Hospital da Cidade é responsável pela realização de exames de diagnóstico e acompanhamento, entre eles, Audiometria, Triagem Auditiva Neonatal e Avaliação e terapia da disfagia.

Gostou? Compartilhe