O cartão de visitas da sua casa

Quando chegamos e abrimos a porta, o primeiro cômodo que vemos é o hall de entrada, ou seja, é um local tão importante quanto qualquer outro

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O hall de entrada é o cartão de visitas de um imóvel. Quando chegamos e abrimos a porta, o primeiro cômodo que vemos é este, ou seja, é um local tão importante quanto qualquer outro. Ele tem a função de receber os visitantes e apresentar a casa, causando uma primeira impressão. Por isso, a decoração, composição e cenário do ambiente precisa refletir um pouco do estilo, personalidade e gosto do dono da casa a quem o visita. “Um aparador, arranjos de flores, cabideiro para estender casacos, telas e esculturas de parede, tapetes, objetos de decoração e até mesmo aromatizadores de ambiente, são algumas das opções usadas para a composição do ambiente”, destaca a arquiteta Graciele Sandri.
Segundo ela, um hall de entrada caprichado e elegante sempre será convidativo, aconchegante e causa uma ótima impressão. Além disso, manter este cômodo organizado é benéfico também para você, que sentirá um aconchego e bem-estar enorme toda vez que chegar em casa.
A primeira regra para decorar seu hall, de acordo com a arquiteta, é manter o mesmo estilo que o interior da casa, para que os ambientes conversem entre si e para dar um gostinho do que está por vir. “No hall vale diferenciar cores e texturas no piso ou nas paredes, criando ambientes bem marcantes, além de revestimentos de parede e piso, vale também considerar uma iluminação agradável com cenas de luz”, ensina.

Confira mais dicas da arquiteta:
• A cor e a iluminação do hall de entrada devem ser decididas a partir do tamanho do espaço. Isso porque ambas têm um impacto sobre o efeito final do ambiente. Por exemplo, uma parede cheia de objetos em um hall de entrada pequeno pode dar a impressão de que não há espaço. O mesmo vale para uma iluminação muito escura. Por ser um ambiente que as pessoas não passam muito tempo, você pode ousar nas cores, até mesmo cores escuras, texturas e papéis de parede diferenciados. Dica de cores que melhor combinam, seriam o branco,tons terrosos, bege ou cinza claros, criam ambientes acolhedores e também são adequados para combinarem com as cores clássicas de mobiliário.

• Os espelhos devem estar presentes em qualquer tipo de hall, pois são itens sofisticados. Em halls pequenos eles são ideais, pois criam a ilusão de dimensões maiores. Use o espelho, seja ele grande ou pequeno como uma peça decorativa, com moldura e apoiado no chão, ou então colado na parede, como uma espécie de revestimento.

• Para os apaixonados por obras de arte, uma ótima ideia é colocar uma tela ou escultura que traduza a sua personalidade.

• As flores sempre trazem alegria, além de trazer delicadeza ao ambiente e sua variedade de opções é infinita. O item confere um charme extra e ainda demonstra preocupação e atenção aos detalhes. Vasos com folhagens decorativos e agradáveis, trazem boas energias ao ambiente e reforçam a ideia de acolhimento.

• Para quem deseja dar funcionalidade ao hall de entrada, inclua nele cabideiros ou ganchos, banquinhos, puffs, poltrona ou sapateira. Isso pode ajudar também a manter sua casa mais organizada, além de decorar o ambiente em grande estilo.

• A iluminação, assim como em todos os outros cômodos, pode fazer toda a diferença também no ambiente da entrada. Crie rasgos ou rebaixos de gesso com iluminação indireta para criar impacto e sensação de ambiente aconchegante. Ou se sua entrada for grande, e você quiser valorizar o material da parede ou piso, pode usar arandelas e balizadores, que indicam um caminho.

• Uma dica para halls de entrada com pé direito (altura do teto) baixo, é resolver esse problema usando desenhos com linhas verticais na parede e uma iluminação mais clara, aumentando assim a sensação de espaço.

 

 

Gostou? Compartilhe