Banho de ofurô para bebês

Técnica auxilia no ganho de peso e bem-estar de recém-nascidos na UTI Neonatal do HC

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O processo de nascimento e adaptação ao meio externo geralmente causa estresse ao recém-nascido. Em situações onde os bebês precisam ser submetidos diariamente a intervenções médicas, como nos casos de recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva, este estresse acumulado pode prejudicar o desenvolvimento da criança.
Na UTI Neonatal do Hospital da Cidade de Passo Fundo, uma técnica tem auxiliado no bem-estar e desenvolvimento dos recém-nascidos na instituição. O banho de ofurô é uma das técnicas de fisioterapia aquática, aplicada pela equipe multiprofissional da UTI Neonatal do Hospital da Cidade. A fisioterapeuta do HC, Débora Jorge Lisboa explica os principais benefícios do ofurô para os recém-nascidos “tem como objetivo promover o relaxamento, melhorar a circulação, restaurar a mobilidade, alongar os músculos, melhorar a coordenação e função motora, além de promover recreação. Antigamente, acreditava-se que os recém-nascidos não sentiam dor e nem tinham memória dolorosa, devido às características de imaturidade do sistema nervoso”.
O ofurô é realizado com temperatura média da água em 36°, temperatura semelhante a do ambiente uterino, os movimentos realizados na água contribuem para o desenvolvimento neuropsicomotor do bebê “após a participação em um congresso de Neonatologia em São Paulo e pelo fascínio que a Técnica proporcionou a nós, profissionais, iniciamos a técnica no Hospital da Cidade em 2013. Uma bebê prematura que estava internada há mais de três meses e apresentava sinais de dor e desconforto devido aos procedimentos realizados diariamente foi a primeira paciente, tendo tido este procedimento muito sucesso” destaca.
A fisioterapeuta ressalta que os banhos também podem ser realizados pelos pais, em casa “é possível que os pais continuem a aplicar a técnica em casa. Para isso, é necessário ter um balde de ofurô, que pode ser adquirido em lojas que vendam artigos para recém-nascidos. Lembrando que os pais que tiverem interesse em continuar a técnica em casa, devem solicitar informações ao serviço de fisioterapia para saber a temperatura da água a ser utilizada, bem como os cuidados no manuseio do recém-nascido” reforça.

Atendimento humanizado
A Maternidade do Hospital da Cidade também utiliza técnicas semelhantes, que tranquilizam e favorecem o desenvolvimento dos recém-nascidos. O banho humanizado é uma destas técnicas, realizado por um profissional de enfermagem e acompanhado pelos pais “a água aquecida aumenta o fluxo sanguíneo da pele, provoca dilatação local, gera relaxamento muscular, reduz a espasticidade do músculo e diminui a dor. Além disso, tem efeito sensorial, visto que estimula o equilíbrio, a noção de esquema corporal, a noção espacial e a propriocepção. Estudos recentes indicam que técnicas de banho promovem melhora do comportamento, da qualidade do sono e diminuem o choro” explica Débora.

Gostou? Compartilhe