Hepatites virais: campanha será realizada nesta quarta

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em busca de orientar a população sobre as hepatites B e C, a Prefeitura de Passo Fundo, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria da Saúde, e a Liga de Infectologia da Universidade de Passo Fundo, realizarão uma campanha na próxima quarta-feira (10). A ação acontecerá no turno da tarde, na Praça Tamandaré. Além da orientação acerca da prevenção contra as hepatites B e C, também serão encaminhados pedidos de testagem rápida para as hepatites.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece as hepatites virais como um tópico de grande relevância para a saúde pública mundial. Dados do Ministério da Saúde estimam que existam, pelo menos, 2 milhões de pessoas cronicamente infectadas pelo vírus da hepatite C, sendo que a maioria desconhece sua situação sorológica.

As hepatites virais crônicas, inicialmente silenciosas, demoram vários anos para desenvolver complicações. Acredita-se que 57% dos casos de cirrose hepática e 78% dos casos de câncer hepático estão diretamente relacionados aos vírus de hepatite B e C. Por fim é estimado 1,5 milhão de mortes relacionadas às hepatites virais.

Medidas que podem evitar a transmissão:
- Usar preservativo em todas as relações sexuais;
- Exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings;
- Não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure;
- Não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas;
- Não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas e picadas, como o crack.

Realizar o diagnóstico precoce das hepatites é um dos principais determinantes para evitar a transmissão e progressão da doença e suas consequências. Os testes para diagnóstico das hepatites virais estão disponíveis em toda a rede do Sistema Único de Saúde. 

Gostou? Compartilhe