Fisioterapia Hospitalar melhora qualidade de vida

As práticas da fisioterapia hospitalar foi a tônica do Encontro realizado pela UPF em parceria com o HSVP e Prefeitura

Por
· 1 min de leitura
Evento aconteceu no auditório Biomédico da Faculdade de Medicina da UPFEvento aconteceu no auditório Biomédico da Faculdade de Medicina da UPF
Evento aconteceu no auditório Biomédico da Faculdade de Medicina da UPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A fisioterapia contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “A fisioterapia tornou-se uma profissão altamente amplificada, com diferentes áreas de conhecimento e atuação. A atuação do fisioterapeuta no processo saúde-doença assume papel decisivo para garantir qualidade na assistência em todas as suas dimensões: promoção, prevenção e reabilitação. Discutir, aprofundar e atualizar-se é essencial para esses profissionais para enfrentar os desafios e exigências que apresentam-se diariamente na prática hospitalar”, ressaltou a gestora do serviço de Fisioterapia do HSVP e representante da comissão organizadora do evento, fisioterapeuta Christiane Viccari Calza.

Christiane foi uma das palestrantes do Encontro de Fisioterapia Hospitalar, que teve como tema “Práticas da fisioterapia hospitalar: atuação e aperfeiçoamento”. O evento, realizado pela Residência Multiprofissional Integrada em Atenção ao Câncer e Saúde do Idoso e pela Fisioterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Saúde, aconteceu no auditório Biomédico da Faculdade de Medicina, Campus II, e contou com a presença de autoridades e profissionais da área.

O vice-diretor médico do HSVP, Julio Stobbe, enfatizou a importância da fisioterapia e da constante ampliação do serviços dessa área e do trabalho multidisciplinar das diversas áreas da saúde. Já o secretário municipal de saúde, Luiz Artur Rosa Filho, salientou que Passo Fundo foi considerada, em 2015, a melhor cidade média do Brasil no quesito saúde e esse resultado é devido ao esforço conjunto de todas as áreas da saúde, que ajudam a construir o bem-estar das pessoas.

O evento teve como objetivo gerar novos conhecimentos, alicerçados em evidências e práticas fisioterapêuticas vivenciadas no campo da atuação profissional. A coordenadora dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UPF, professora Me. Sandra Maria Vanini, ressaltou, durante a solenidade de abertura, a importância desses eventos para a reflexão da prática diária do profissional fisioterapeuta. “Desejo que esse evento se reflita na ampliação da qualidade do cuidado ao nosso paciente. Que momentos como esse se repitam muitas vezes e que seja o primeiro de muitos encontros”, destacou a professora.

A programação científica contou com os seguintes temas e palestrantes: “Suporte ventilatório no doente neurocrítico” com a fisioterapeuta Soraia Ibrahim Forgiarini, “Fisioterapia em oncologia no contexto hospitalar”, com a fisioterapeuta Bárbara Zanchet, “Fisioterapia hospitalar: abordagem musculoesquelética”, com o fisioterapeuta Alexandre Mareck, “Fisioterapia no pós-operatório cardíaco”, com a fisioterapeuta Fernanda Duarte Andrade, “Mobilização precoce na Unidade de Terapia Intensiva”, com o fisioterapeuta Everton Fleith de Medeiros, e “Fisioterapia respiratória em pediatria”, com a fisioterapeuta Desireé Araújo Costa.

Gostou? Compartilhe