A fisioterapia contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “A fisioterapia tornou-se uma profissão altamente amplificada, com diferentes áreas de conhecimento e atuação. A atuação do fisioterapeuta no processo saúde-doença assume papel decisivo para garantir qualidade na assistência em todas as suas dimensões: promoção, prevenção e reabilitação. Discutir, aprofundar e atualizar-se é essencial para esses profissionais para enfrentar os desafios e exigências que apresentam-se diariamente na prática hospitalar”, ressaltou a gestora do serviço de Fisioterapia do HSVP e representante da comissão organizadora do evento, fisioterapeuta Christiane Viccari Calza.
Christiane foi uma das palestrantes do Encontro de Fisioterapia Hospitalar, que teve como tema “Práticas da fisioterapia hospitalar: atuação e aperfeiçoamento”. O evento, realizado pela Residência Multiprofissional Integrada em Atenção ao Câncer e Saúde do Idoso e pela Fisioterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Saúde, aconteceu no auditório Biomédico da Faculdade de Medicina, Campus II, e contou com a presença de autoridades e profissionais da área.
O vice-diretor médico do HSVP, Julio Stobbe, enfatizou a importância da fisioterapia e da constante ampliação do serviços dessa área e do trabalho multidisciplinar das diversas áreas da saúde. Já o secretário municipal de saúde, Luiz Artur Rosa Filho, salientou que Passo Fundo foi considerada, em 2015, a melhor cidade média do Brasil no quesito saúde e esse resultado é devido ao esforço conjunto de todas as áreas da saúde, que ajudam a construir o bem-estar das pessoas.
O evento teve como objetivo gerar novos conhecimentos, alicerçados em evidências e práticas fisioterapêuticas vivenciadas no campo da atuação profissional. A coordenadora dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UPF, professora Me. Sandra Maria Vanini, ressaltou, durante a solenidade de abertura, a importância desses eventos para a reflexão da prática diária do profissional fisioterapeuta. “Desejo que esse evento se reflita na ampliação da qualidade do cuidado ao nosso paciente. Que momentos como esse se repitam muitas vezes e que seja o primeiro de muitos encontros”, destacou a professora.
A programação científica contou com os seguintes temas e palestrantes: “Suporte ventilatório no doente neurocrítico” com a fisioterapeuta Soraia Ibrahim Forgiarini, “Fisioterapia em oncologia no contexto hospitalar”, com a fisioterapeuta Bárbara Zanchet, “Fisioterapia hospitalar: abordagem musculoesquelética”, com o fisioterapeuta Alexandre Mareck, “Fisioterapia no pós-operatório cardíaco”, com a fisioterapeuta Fernanda Duarte Andrade, “Mobilização precoce na Unidade de Terapia Intensiva”, com o fisioterapeuta Everton Fleith de Medeiros, e “Fisioterapia respiratória em pediatria”, com a fisioterapeuta Desireé Araújo Costa.