“É muito bom ser criança. A melhor parte é que a gente pode brincar muito”. É assim que a pequena Emili Aparecida Souza, sete anos, internada há sete dias na Pediatria do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, vê a infância e é desta forma que ela tem que ser. Mesmo internadas, no HSVP, as crianças podem vivenciar e desfrutar da alegria da infância. Na tarde desta terça-feira, 11 de outubro foi dia de festa para celebrar o Dia das Crianças. Balões, palhaços, brincadeiras lembravam essa magia que a pequena Emili descreve. Organizada pelo Espaço Lúdico e de Atendimento às Crianças Hospitalizadas, projeto desenvolvido juntamente com a Universidade de Passo Fundo (UPF) a festa divertiu as crianças e pais e relembrou a importância do ser criança.
A festa contou com a apresentação do Grupo de Violinos Suzuki da UPF, alunos da Escola de Educação Profissional São Vicente que realizaram brincadeiras e de funcionários da Comercial Zaffari que fizeram a entrega de doces e mimos. Segundo as estagiárias de pedagogia da UPF, que atuam no Espaço, a comemoração promove a integração das crianças, resgata a ludicidade e o espírito do brincar dos pequenos, além de mostrar para os pais a importância de mesmo doentes, eles se divertirem e viverem esse momento de ser criança.
A pequena Érica de Moraes, cinco anos, ficou encantada com a a personagem Elsa que estava na festa. Segundo a mãe Kátia Vanin, ela adora o filme Frozen e sua maior alegria foi ver a princesa. “Muito legal essa iniciativa. Eles se animam, saem do quarto e se divertem. Para nós pais também é excelente porque ajuda a passar o tempo e ver eles felizes é muito bom”, comentou a mãe.