Em um ambiente com tons de rosa, pacientes em tratamento oncológico no Serviço de Radioterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo vivenciaram momentos de atenção, carinho e descontração. As atividades foram alusivas à Campanha Outubro Rosa. As equipes da Enfermagem e do Programa de Residência Multiprofissional de Atenção ao Câncer, desenvolvido em parceria entre HSVP, Universidade de Passo Fundo (UPF) e Secretaria Municipal de Saúde realizaram oficinas de relaxamento, maquiagem, com direito a desfile ao som da música “Prepara que agora é hora do show das poderosas!”.
Ações como esta, segundo a enfermeira gestora da Radioterapia, Adriana Vicenzi, são importantes para desmistificar a palavra câncer. No dia a dia, as pacientes precisam mudar sua rotina para adaptarem-se ao tratamento, por isso “as atividades colaboram para aproximá-las da vida normal. Além de contribuírem para que elas esqueçam um pouco da doença e percebam que essa fase vai passar”, ressaltou Adriana, ao salientar que entregaram gel aloe vera para as pacientes.
A nutricionista Taine Cibulski, do Programa de Atenção ao Câncer, afirmou que a iniciativa do Outubro Rosa propiciou momentos específicos para resgatar a autoestima, o bem-estar e a beleza das pacientes em tratamento oncológico no HSVP. “Nós pensamos em oportunizar espaços para que elas pudessem pensar em seu bem-estar. A recepção delas foi muito gratificante”.
Durante a oficina de relaxamento, Ironi Grigolin, 55 anos, de São João da Urtiga, que trata câncer de mama no Serviço de Radioterapia, relaxou e se entregou emocionalmente à atividade. Ela disse que foi bom chorar, aliviar a tensão e sentir que a vida pode ter um significado melhor. As pacientes Maria Julia Batalha, 50 anos, de Vacaria e Ana Teresa Gelain, 64 anos, de Cacique Doble, também estão tratando câncer de mama. Elas gostaram muito da oficina de relaxamento. “Estes gestos valorizam a vida e foram importante para nós, que chegamos aqui debilitadas física e mentalmente. Sabemos que este momento é passageiro. Quando encontramos atendimento humano tudo fica melhor”, referiram-se ao trabalho da equipe multiprofissional da Radioterapia.
Com apenas 14 anos, Vitória Bortolin, de Barros Cassal e há seis meses em tratamento oncológico para um tumor na face, manifestou que a maquiagem, a oficina de relaxamento e o desfile foram um presente para elas. Ela desfilou com sorriso que lhe iluminou o rosto.
Ação voluntária teve significado especial
Do outro lado, a sensação de quem veio de longe e contribuiu voluntariamente para a atividade fazer bem às pacientes. Gustavo Zanin, bacharel em Cinema e Monike Alves, maquiadora vieram de Maravilha, Santa Catarina, para maquiar, fotografar e gravar depoimentos das pacientes, com intuito de produzir um audiovisual para prevenção e conscientização do câncer de mama.
O significado da ação voluntária foi especial para o casal. “Nós queremos sensibilizar o cuidado das mulheres para evitar a doença”, explicou Gustavo, sobre o material audiovisual que irá fazer. Para Monike, a vinda até o Serviço de Radioterapia do HSVP e o contato com as pacientes foram a concretização de um desejo, que há tempo ela queria realizar. “Fizemos contato com uma das residentes e viabilizamos nossa vinda com o objetivo de despertar o voluntariado em outras pessoas. Estou realizada. Cada sorriso, cada gesto das pacientes são especiais. A transformação da maquiagem nelas foi linda e emocionante”.