Inspirar e sensibilizar

Por
· 1 min de leitura
Daiane Cara quer inspirar e emocionar as pessoas com sua exposiçãoDaiane Cara quer inspirar e emocionar as pessoas com sua exposição
Daiane Cara quer inspirar e emocionar as pessoas com sua exposição
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Arte é uma das mais antigas atividades humanas. Esta forma de expressão está ligada a uma percepção, ideia ou emoção, que estimula tanto a consciência do criador da obra quanto dos que a apreciam, podendo cada uma das obras ser considerada única e diferente. Emocionar e inspirar as pessoas é o que pretende Daiane Cara, 30 anos, de Sananduva. A jovem que há três anos trata um câncer no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, encontrou na pintura de telas o seu dom e também a realização de um sonho. Seu trabalho intitulado“Inspiração” estará exposto de 24 a 30 de outubro, no Bella Città Shopping. A vernissage acontece no dia 24 de outubro, às 19h30min no 3º andar.

A história de Daiane com a arte iniciou no dia 27 de junho, quando ela manifestou o desejo de pintar à professora do Projeto Classe Hospitalar Escola de Vida, Silvia Ricci. Esta, iniciou então a busca por uma professora de Artes e também para realizar outro desejo de Daiane, que era de conhecer a artista plástica Miriam Postal. Ambos os fatos aconteceram. No dia 28, a jovem recebeu a visita de Miriam e no dia 29, iniciou as aulas de pintura com as professoras voluntárias, Alda Beatriz Vargas Fabris e Maria Cristina Fragomeni, enquanto estava internada no HSVP.

Daiane então ouviu a teoria, observou a prática e fez seu primeiro quadro. Depois disso, seu dom aflorou, e em menos de quatro meses a jovem, entre uma internação e outra, concluiu 18 quadros que farão parte de sua exposição. “Eu tinha um sonho, sempre quis pintar tela. Foram quatro aulas com as professoras. Comecei a pintar paisagens que eu gosto bastante e vou encaminhando também as fotos para a Miriam, que me diz se preciso corrigir alguma coisa”, conta Daiane. A ideia da exposição, desenvolvida por profissionais do HSVP, sensibilizados com sua arte, também foi recebida por Daiane com muita alegria e surpresa. “Não imaginava que ia acontecer tão rápido. Sempre sonhei com uma exposição e quando surgiu a ideia eu abracei. Vai ser uma emoção muito grande”, comentou. O espaço onde a exposição será realizada foi cedido pelo Bella Citttà Shopping, sem custos para a artista. “As pessoas vão poder comprar as obras e nós vamos doar o valor arrecado para o Centro Oncológico Infantojuvenil do HSVP”, explica.

Sobre a expectativa em relação ao evento, Daiane comenta que é a melhor possível. “Espero que o meu trabalho emocione e inspire as pessoas, também pela minha história. Eu gosto muito de luz, em todos os meus quadros é possível ver um ponto de luz. Torço para que as pessoas gostem disso, apreciem os quadros”.

Gostou? Compartilhe