Câncer de próstata: uma morte a cada 40 minutos

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Diagnóstico precoce é sinônimo de altas chances de cura

Por
· 1 min de leitura
Campanha Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar a população masculina para a prevenção e o diagnóstico precoce.Campanha Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar a população masculina para a prevenção e o diagnóstico precoce.
Campanha Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar a população masculina para a prevenção e o diagnóstico precoce.
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mais de 61 mil novos casos de câncer de próstata devem ser registrados no Brasil em 2016, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Cerca de 6 mil deles serão no Rio Grande do Sul. A incidência anual é de 127 casos para cada 100 mil homens, assim, Passo Fundo deve ter pelo menos 130 novos casos de câncer de próstata diagnosticados neste ano. O índice é maior do que de câncer de mama nas mulheres (100 em 2016, em Passo Fundo). No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). São mais de 13 mil mortes anuais – uma a cada 40 minutos. Mesmo interpretando um papel tão importante na saúde masculina, ainda há um longo caminho a percorrer na conscientização para a prevenção e, por isso, em 2011 foi criado a campanha Novembro Azul. Em Passo Fundo, as ações de conscientização são realizadas pelo Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), Clínica Kozma e JR Comércio de Cimento.

Hoje, o movimento já é permanente e contempla a saúde integral do homem. Segundo o oncologista clínico do CTCAN, Dr. Alvaro Machado, a recomendação é fazer a primeira visita ao urologista a partir dos 50 anos de idade. Homens pretos ou com histórico familiar devem iniciar aos 45 anos. “Dependendo dos fatores de risco identificados durante a consulta, do exame da próstata (toque retal), que tem como objetivo analisar a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula, e do nível do PSA, será recomendado um acompanhamento individualizado para cada paciente”, explica Machado. A mortalidade é relativamente baixa comparando com outros cânceres, mas o diagnóstico precoce é sinônimo de imensas chances de cura.

Happy Hour Azul

Durante todo o mês a equipe médica do CTCAN irá realizar palestras e ações na região de Passo Fundo ressaltando a importância dos exames rotineiros e atenção à saúde. No dia 24, dentro da programação do Novembro Azul, acontece o Happy Hour Azul, um bate-papo sobre a saúde do homem envolvendo a comunidade e médicos, com a mediação do comunicador da Rádio Atlântida de Porto Alegre (RS), Porã. “O principal objetivo é desmitificar o exame de toque e alertar os homens sobre câncer de próstata”, ressalta Dr. Alvaro. Será a segunda vez que o CTCAN promove o evento, sendo aberto à comunidade, no Bar Maktub, a partir das 19 horas.

Gostou? Compartilhe