A cada ano no Brasil são registrados 135 mil novos casos de câncer de pele e a sua principal causa é a exposição solar inadequada. Pensando em orientar a comunidade acadêmica sobre os riscos, cuidados e importância das medidas preventivas, o curso de Farmácia da Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu na sexta-feira (04) a Campanha Fotoeducação. As atividades, que contaran com a parceria da Panvel Farmácias, aconteceram no Centro de Convivência, Campus I.
A exposição da pele frente ao sol, se feita de forma errada, pode provocar envelhecimento precoce, queimadura solar, desidratação, insolação, além do câncer de pele. Segundo a coordenadora da atividade, professora Miriam Knorst, diversos fatores contribuem e influenciam no resultado. Para ela, a única saída é o conhecimento e a prevenção. “Muitas pessoas estão expostas ao sol diariamente sem nem saber o quanto isso pode prejudicar a saúde. O sol é importantíssimo para nossa vida, mas sem proteção, pode trazer muitos prejuízos. É fundamental que usemos filtro solar de fator, no mínimo 30, além de observarmos as roupas adequadas como camisas de manga longa, chapéus e calças”, explica.
Miriam destaca que a maioria das pessoas também faz o uso inadequado do protetor. Ela lembra que a Sociedade Brasileira de Dermatologia sugere o uso de uma colher de chá de produto no rosto, mãos e pés e duas colheres nas costas, coxas e peito. Na opinião da professora, a Campanha é uma oportunidade de os alunos saírem da sala de aula e aplicarem, na prática, o conhecimento que recebem. “Temos uma parceria importante com a Panvel, já que nossa Farmácia Escola é desenvolvida dentro do empreendimento. Esse contato com o público é muito e importante. É uma troca de experiências que engrandece a todos”, destacou.
Fique atento
Os acadêmicos deram dicas e orientações. Aqui, estão as mais importantes:
- Evite a exposição solar entre 10h e 16h
- Cubra áreas expostas com roupas apropriadas e não esqueça da cabeça, pescoço e orelhas
- Utilize diariamente um protetor solar que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fato (FPS) de 30, no mínimo
- Utilize óculos de sol com proteção contra radiação UV
- Observe regularmente a própria pele
- Consulte um dermatologista