UBS São José atende em horário especial

Atendimento à noite é exclusivo para o público masculino e integra atividades da campanha Novembro Azul

Por
· 2 min de leitura
?EUR noite, o atendimento da UBS é só para os homens?EUR noite, o atendimento da UBS é só para os homens
?EUR noite, o atendimento da UBS é só para os homens
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) São José, motivados pela campanha Novembro Azul, se mobilizaram em uma iniciativa que visa ampliar o número de exames de rotina em homens. Desde a última segunda-feira (14) a UBS atende em horário diferenciado: das 8h às 17h30min, o atendimento é realizado para o público em geral. Das 18h às 21h, todo o serviço realizado destina-se exclusivamente ao público masculino.
A ideia surgiu do enfermeiro da Unidade, Jair Pires Vieira, que trabalha no local há dois anos e percebe a diferença na procura por ajuda médica quanto ao gênero dos pacientes. Mesmo com campanhas como o Novembro Azul – uma campanha de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata –, a maioria dos homens ainda enfrenta três obstáculos quando se trata de cuidados com a própria saúde: o medo, a cultura e o tempo. Jair explica que o primeiro refere-se ao medo do que os diagnósticos podem apontar; o segundo, aos elementos culturais que exigem determinados comportamentos do homem para que sua virilidade seja “provada”, colocando a esfera da saúde como um cuidado propriamente feminino e não masculino; e o terceiro é a falta de tempo para realização dos exames.
O enfermeiro também destaca que, mesmo quando procura ajuda médica, o homem o faz por já estar sentindo algum sintoma. Em alguns casos, seu quadro apresenta estágio avançado e o tratamento, além de exigir mais do paciente, exige mais dos cofres públicos por tornar-se caro. “Este ano nós nos reunimos e pensamos em fazer alguma coisa diferente, que acrescentasse à campanha e estivesse ao nosso alcance. Então surgiu a ideia de atender à noite, para que não haja mais a desculpa de ‘ah, eu não posso ir porque o ambulatório só fica aberto no meu horário de trabalho’”, conta.
A proposta foi aprovada pela Secretaria de Saúde e apoiada pelos funcionários da unidade, que se revezam para realizar o atendimento além de seu horário habitual de trabalho. Inicialmente, o horário diferenciado de atendimento ficaria restrito de segunda à quinta-feira, por duas semanas, encerrando-se então no dia 24 de novembro. No entanto, a grande procura pelo atendimento à noite deixou a agenda lotada e Jair comenta que já estão considerando atender, também, na próxima sexta-feira (25). “O retorno está sendo bastante positivo. Além de estarmos com a agenda cheia, atendendo entre 10 e 12 pacientes por noite, todos que agendaram compareceram corretamente”.
Para a digitadora da UBS, Juliana Moraes, o esforço é pequeno perto da recompensa. “É um pouquinho cansativo, mas é muito gratificante. Os pacientes ficam felizes em conseguir agendar à noite, porque assim não precisam faltar trabalho”. Assim como Jair, a funcionária comenta que ficou surpresa com a tanta demanda, pois há o costume pensar que os homens não se interessam pela própria saúde.
O teste rápido (para diagnóstico de Hepatite B e C, HIV e sífilis), a verificação de sinais e o HGT (hemoglicoteste) são três dos diversos serviços oferecidos na UBS. Informações e agendamento podem ser feitos pelo telefone (54) 3311-1964.

Gostou? Compartilhe