A AIDS é uma das doenças que mais mata no mundo. Segundo o Boletim Epidemiológico HIV/Aids de 2015, a média nacional de casos notificados dessa doença é de 20,5 casos por 100 mil habitantes. O Rio Grande do Sul é o segundo estado com maior número de casos com 38 casos por 100 mil habitantes. No município de Passo Fundo os números têm sido ainda maiores: no ano de 2015 chegou a 43 casos por cada 100 mil habitantes, com aumento de casos no sexo feminino e a idade mais prevalente tem sido adultos jovens entre 20 e 39 anos.
O dia 1º de dezembro marca o Dia Internacional da Luta contra a AIDS e, neste dia, são realizadas diferentes ações com o objetivo conscientizar a população. Diante da população cronicamente infectada e não diagnosticada, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria Municipal da Saúde, juntamente com a turma do IX nível do Curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo, organizam uma Campanha de Combate à Aids.
A atividade ocorre na próxima quinta-feira dia 1º de dezembro, das 8h30min às 16h, na Praça Tochetto. Durante a ação será feita a abordagem a população pelos acadêmicos de Enfermagem, oportunizando orientações e esclarecimento de dúvidas sobre a Aids/HIV. Na oportunidade, também serão realizados testes rápidos (HIV, Hepatites e Sifílis), nos consultórios que serão montados na praça. O resultado destes testes é liberado em 30 minutos aos interessados em realizar a testagem. O objetivo da ação é conscientizar a população, superar estigmas, e ampliar o acesso universal ao tratamento e à prevenção dessa doença.
Dia Internacional da Luta contra a AIDS
Não somente informar as pessoas sobre as formas de transmissão, os sintomas e os perigos da doença, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS também tem a função de auxiliar no combate contra o preconceito que os portadores de HIV sofrem da sociedade por serem portadores desta doença.
Dia mundial de combate à AIDS
· 1 min de leitura