O ditado “fazer o bem sem olhar à quem” serve e muito, quando falamos em doação de sangue. O sangue não pode ser produzido em laboratório e nem comprado, dessa maneira, a doação totalmente voluntária é a única forma para a obtenção dos hemocomponentes, que são utilizados diariamente para salvar vidas e tratar muitos pacientes. Uma doação pode salvar a vida de até quatro pessoas e também beneficia quem doa. “O sentimento quando a gente doa é de missão cumprida, de estar fazendo o bem e ajudando a salvar uma vida. A gente sabe que nada substitui o sangue e que a vida de muitos depende dele, por isso, há três anos eu sou doadora de sangue”, relata Anelise Moretto Pavão. A doadora e tantas outras pessoas que realizam este gesto recebem as homenagens e agradecimentos do Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, neste dia 25 de Novembro, lembrado como Dia Nacional do Doador de Sangue.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), somente 2% da população brasileira possui o hábito de doar sangue. No Serviço de Hemoterapia, conforme a assistente social, responsável pela captação doadores, Larissa Schons são necessários aproximadamente 50 doadores por dia, para garantir diversos procedimentos de alta complexidade, como cirurgias, transplantes e no tratamento de pacientes oncohematológicos, por isso, os doadores são tão importantes. Ela enfatiza que neste mês o número de doadores está abaixo desta meta e por isso, quem pode contribuir é sempre bem-vindo. “Nós somos muito grato aos doadores pois, este gesto de solidariedade é fundamental para dar continuidade no tratamento de muitos pacientes. Uma única doação de sangue pode salvar inúmeras vidas”.
A doação de sangue não provoca risco ou prejuízo algum à saúde. Segundo Larissa o sangue é reposto em 24 horas pelo organismo e todos os equipamentos utilizados são individuais. “Na Hemoterapia nós realizamos diversas campanhas e ações durante o ano para incentivar a doação, visando fidelizar doadores e chamar novos. Ao contrário do que dizem muitos mitos a doação não traz riscos a saúde. Faz bem, pois é um gesto de amor que traz felicidade para quem doa e recebe”, salienta.
Para incentivar este gesto de solidariedade, o Serviço de Hemoterapia realiza campanhas permanentes, que envolvem a equipe, pacientes, jovens, adultos, empresas, grupos entre outros. “Sou doador há mais de 20 anos e sempre que puder vou doar. É um gesto que salva vidas e que não custa, se você está bem de saúde,fazer isto por outras pessoas. Saber que podemos ajudar tantas pessoas nos deixa feliz e é uma recompensa”, evidencia Carlos Roberto Machado, incentivando ainda, outras pessoas a doarem. “Não sabemos quando vamos precisar, então até que você pode doar, faça esse gesto, com certeza você vai se sentir muito bem”.
Larissa ressalta ainda que para realizar a doação é necessário um documento original com foto, ter entre 18 e 69 anos, pesar acima de 50 kg e sentir-se bem de saúde. “A Doação de Sangue é uma atitude pela vida, convidamos à todos para fazer parte desta corrente”. Mais informações pelo fone (54) 3316 4087.