Thomáz fez uma traqueostomia com dois meses. Juliana tem asma e falta aula. Henry não pode nem sonhar em pegar um resfriado. Giovana só tem um pulmão. Bianca tem cinco anos e já fez 13 cirurgias.
Quem conhece a Associação de Peito Aberto (APA) e convive com todas essas crianças não imagina nem um centésimo de tudo que elas e suas famílias, principalmente as mães, passaram nos últimos anos. Na APA eles brincam, são atendidos por fisioterapeutas, tem auxílio pedagógico, psicológico, nutricional e muito carinho.
Com o objetivo de arrecadar fundos para auxiliar todas estas crianças os autores Ana Cardoso, organizadora do Livro, Cris Lisbôa, Fabrício Carpinejar, Luciano Potter, Luis Augusto Fischer, Marcos Piangers e Marília Pozzobom criaram o “Quando Falta Ar”. E para ilustrar foram convidados os fotógrafos Fernando Kluwe Dias, Tamara Wagner e a passo-fudense Michele Sautner.
Ana Cardoso se emociona quando fala do projeto, “Todo mundo precisa de ar para viver. Alguns precisam de um pouquinho mais do que isso. As crianças desse livro, e as muitas outras atendidas que não tiveram suas histórias contadas aqui, são pedacinhos de espelho quebrados da nossa sociedade. Pequenas e frágeis, mas capazes de refletir um universo todo”.
Em cada história de vida se encontra amor, desespero, dificuldade, tristeza, abandono, falta de dinheiro, problemas de saúde, superação, alegria, mais dificuldade, muito esforço e a esperança de um futuro um pouquinho melhor pela frente.
Os personagens deste livro são crianças pobres, vindas de todos os cantos do Rio Grande do Sul, atendidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e apoiadas pela APA e por pessoas que muitas vezes nem lhes conhecem, mas ajudam com doações. De outra forma, não estariam sorrindo, fazendo lição de casa, apostando suas corridas e sonhando com a profissão que querem ter no futuro. Não estariam aqui.
Este projeto foi idealizado pelo fundador da APA, Gilberto Fischer, pneumologista infantil, com mais de 30 anos de experiência neste ramo. Ana Cardoso conta que quando souberam do projeto, ela e o marido, Marcos Piangers, abraçaram a causa imediatamente e logo se certificou de se cercar de pessoas talentosas com as palavras e as imagens.
Ana ainda fala: “Espero, com meus pulmões repletos de ar, que vocês se emocionem e se apaixonem tanto por essas figurinhas quanto nós. Nos encontramos mais adiante. No final do livro você vai conhecer todos os envolvidos neste projeto”
"Para mim foi uma honra muito grande participar deste projeto. Admiro todos os trabalhos sociais que a Ana realiza e invejo tanta energia. Tive uma afinidade instantânea com ela e com suas causas. Tudo a ver com o que eu acredito e acho importante nas pessoas, por isso quando ela me pediu que ficasse mais um dia na cidade, depois do ensaio fotográfico da família que realizamos em Porto Alegre, eu nao pensei duas vezes e nem quis saber a fundo do que se tratava, apenas desmarquei todos os meus compromissos e topei de olhos fechados. Pois bem, valeu muito a pena!”, finaliza Michele.
Os livros estão a venda por R$ 30,00, no site da editora Belas Letras (http://lojabelasletras.com.br/) e toda a renda será revertida para a Associação De Peito Aberto.