Em todas as áreas da medicina o diagnóstico precoce é muito importante para implementar, em um momento oportuno, as mudanças no estilo de vida e os tratamentos que podem evitar complicações e progressão das doenças. Atualmente, as doenças cardiovasculares permanecem como a principal causa de mortalidade e incapacidade, tanto em homens quanto mulheres.
Segundo o médico responsável pelos exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética cardíacas do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, Dr. João Moojen da Silveira, uma das doenças que podem ser evitadas se diagnosticada precocemente é a da Artéria Coronária. “A doença tem longa fase silenciosa mas pode se manifestar em um segundo momento como infarto do miocárdio, morte súbita ou insuficiência cardíaca. A Doença da Artéria Coronária está entre as principais causas de mortalidade tanto de homens quanto de mulheres no Brasil”, informa o especialista, ressaltando que a partir do exame de Angiotomografia das Artérias Coronárias e Escore de Cálcio, ambos exames adquiridos no tomógrafo 128 canais e Pós Processados em Softwares Avançados Específicos para imagem cardíaca, é possível tratar e evitar as complicações da doença.
Segundo Silveira, as informações fornecidas pelo exame permitem fazer o diagnóstico precoce dos estágios iniciais da doença da artéria coronária e então implementar as medidas de estilo de vida e farmacológicas apropriadas. “O exame também permite descartar com grande precisão a doença coronária, trazendo grande alívio e conforto para o paciente e sua família”, evidencia. O exame é simples, seguro e rápido. A aquisição das imagens dura cerca de cinco a sete segundos, sendo que o paciente fica na sala do tomógrafo cerca de cinco minutos, incluindo o tempo para posicioná-lo no aparelho. “O exame é indicado para pessoas com sintomas atribuíveis ao coração como por exemplo, dor no peito, falta de ar, tonturas, desmaios e palpitações. Entretanto, como esta é uma doença com longa fase silenciosa, para se poder realizar um diagnóstico precoce que proporcione uma janela de oportunidade de prevenção de infartos e morte súbita é indicado também em pacientes sem sintomas, mas que tenham história familiar de doença coronária ou fatores de risco como hipertensão, diabetes, colesterol alto, sedentarismo e tabagismo”, orienta o cardiologista.
Para realizar o exame, o paciente necessita apenas fazer jejum de quatro horas e conseguir segurar a respiração por poucos segundos. O exame não é invasivo, por isso dentro de um rápido período, o paciente é geralmente liberado para realizar suas tarefas usuais. “O Hospital São Vicente de Paulo possui um serviço qualificado de angiotomografia de coronárias, que tem um moderno aparelho de 128 canais, o qual permite maior precisão no diagnóstico, além de equipe e profissional médico de grande experiência, com formação específica. O serviço faz parte de um dos poucos existente no sul do Brasil”, destaca, evidenciando ainda que a Angiotomografia das Artérias Coronárias consta no rol da ANS (Agência Nacional de Saúde) e é de cobertura obrigatória por todos os planos de saúde. O telefone para mais informações é 3316 4000.
Exames de ponta permitem diagnóstico precoce de doenças cardiovasculares
· 2 min de leitura