O Centro de Tratamento Intensivo e Neonatal do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, além dos cuidados com os prematuros preocupa-se com a saúde dos pais. Pensando nisso a equipe, dentro do projeto Mães Arteiras, promoveu na quinta-feira, 19 de janeiro, o Dia da Mãe Rainha, onde as mamães participaram de uma sessão de maquiagem e embelezamento.
Conforme a psicóloga Débora Marchetti, o ambiente do CTI é estressante e traz muitas preocupações para elas, além que de , muitas vezes a internação é por um período prolongado, fazendo com que deixem de lado os cuidados consigo mesma. “A Mãe Rainha é um momento de relaxamento e descontração para as mães que estão passando por momentos tensos e sob pressão. Além disso, eleva a autoestima e ameniza o estresse”, enfatiza Débora, evidenciando que a preparação do ambiente e a sessão de maquiagem é pensada e feita pela equipe do CTI.
A iniciativa foi aprovada pelas mamães. Lorena Ribeiro da Silva, de Serafina Corrêa, está há 30 dias com o pequeno Arthur Vicente Conte internado. O bebê que nasceu de 28 semanas, pesando 1,300 kg está se recuperando bem e por isso, Lorena relaxou ainda mais na sessão. “Passamos por vários momentos de preocupação, de medo e insegurança. Esse carinho conosco é importante porque nos renova. Não tenho tempo para me cuidar, então receber esse agrado foi maravilhoso”.