Serviço especializado de assistência fisioterapêutica oncológica é implantado no HC

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Fundamental para a retomada da qualidade de vida dos pacientes em tratamento contra o câncer, a fisioterapia oncológica atua na recuperação funcional de pacientes, com foco na reabilitação das sequelas geradas pelo tratamento oncológico, prevenindo complicações e devolvendo-o para suas atividades do dia a dia.
Implantado no Hospital da Cidade desde o final de 2016, o Ambulatório de Fisioterapia Oncológica oferece assistência fisioterapêutica integral aos pacientes cirúrgicos e aqueles em processo de quimioterapia e radioterapia. “O Ambulatório foi criado pelo Hospital da Cidade com o objetivo de qualificar a assistência aos pacientes oncológicos atendidos na instituição através do Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios de saúde. Assim, todos os pacientes em tratamento oncológico no Hospital terão, além de todo o atendimento já realizado, a assistência de fisioterapia ambulatorial para consultas, atendimento pré-operatório, pós-operatório ou mesmo durante a quimioterapia e/ou radioterapia”, explica a fisioterapeuta do HC, Carolina Mozzini.
O atendimento humanizado e a competência técnica são os diferenciais da equipe do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital da Cidade, que oferece atendimento especializado e multiprofissional aos pacientes oncológicos e familiares, iniciativa fundamental no processo de enfrentamento à doença. “Para tratar os pacientes oncológicos, o ambulatório conta com duas fisioterapeutas especialistas em Fisioterapia Oncológica, além de uma estrutura física adequada para os atendimentos”, salienta Carolina.
A paciente Eloir Pereira, de 41 anos, está em tratamento contra o câncer de mama e se recupera de um procedimento cirúrgico realizado há cerca de 60 dias. Eloir afirma que o acompanhamento fisioterapêutico através da unidade traz benefícios para a recuperação e impacta diretamente na melhora da qualidade de vida. “Depois da fisioterapia eu comecei aprender a relaxar e soltar a musculatura e agora faço mais movimentos”, explica.

Gostou? Compartilhe