A área de saúde mental em Passo Fundo é composta por uma estrutura que dispõe de diversos serviços, como os centros de atenção psicossocial, serviço público que atende cidadãos acima de 18 anos que estão em sofrimento psíquico grave. Um exemplo é o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II Nosso Espaço, ligado à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passo Fundo, que realizou cerca de 800 atendimentos ao mês entre pessoas que permanecem no ambiente ao longo do dia ou aqueles que vão apenas para consultas de rotina. Os números resultam em mais de 9 mil atendimentos no ano de 2016.
O serviço é voltado para pessoas com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e quadros que demonstram situação de fragilidade psicossocial, cuja severidade e persistência justificam permanência em um serviço de cuidado intensivo, como conta o secretário de Saúde Luiz Artur Rosa Filho. “O objetivo principal é reduzir a necessidade de internações psiquiátricas, além de trabalhar no sentido da reintegração social, com base nos princípios da Reforma Psiquiátrica, e com papel relevante na linha de cuidado em saúde mental de Passo Fundo”, ressaltou.
A equipe interdisciplinar do CAPS II Nosso Espaço conta com profissionais de psicologia, enfermagem, psiquiatria e serviço social. Também são oferecidas atividades de artesanato, entre outras.
O centro está localizado na Rua Paissandú, 2131. Mais informações pelo telefone (54) 3314-5276.
CAPS II somou 800 atendimentos mensais em 2016
· 1 min de leitura