É muito desconfortável ter que colocar a mão na boca na hora de comer, de falar e ainda viver escondendo o sorriso, não é? Sem contar quando fica aquele resto de comida sob a dentadura, que causa desconforto e até dor. Sorrir, cantar, comer algum alimento mais consistente ou praticar a higiene bucal podem ser ações simples para a maioria das pessoas, mas, ao mesmo tempo, é um desafio para quem perdeu um ou mais dentes durante a vida.
A maioria das pessoas que não possui a totalidade de seus dentes ou que apresentam manchas ou desalinhamento, demonstra sentimento de impotência, incapacidade e ansiedade. De acordo com o dentista Luiz Felipe Durand, especialista em implantes, uma pessoa desdentada ou com má conservação dos dentes fica com a autoestima em baixa. “Além da parte estética, sem dente ou com a dentição sem uma boa conservação, essa pessoa vai sofrer com a forma errada de mastigação podendo levar a vários problemas de saúde de um modo geral”, explica.
Durandi salienta ainda que além da estética, a presença de todos os dentes também reflete na saúde e bem-estar em diversos pontos. “A ausência de um único dente pode provocar sérios danos não somente à boca, mas ao restante de nosso organismo. Imagine a ausência de um dente frontal: como o paciente poderá sorrir, trabalhar, conversar, tendo que lidar com um problema como este que causa tamanho constrangimento? ”, pontua o dentista.
Cada vez mais em alta, o tratamento de implantes dentários é considerado uma ótima saída para quem não aguenta mais viver com o desconforto da dentadura ou da ponte móvel. A colocação dos implantes promove a reconstrução da integridade física perdida e melhora a imagem pessoal e social da pessoa.
Os implantes dentários estão se tornado cada vez mais populares e acessíveis no Brasil. Em 2014 mais de um milhão de implantes foram realizados. Pesquisas apontam que existem mais de 100 milhões de pessoas no país que ainda necessitam de implantes dentários para reconstruir suas funções bucais. Conforme a Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo), são cerca de 800 mil implantes colocados por ano no Brasil.
O dentista lembra que não há contraindicações deste tipo de tratamento e ressalta a importância de fazê-lo em uma clínica de qualidade. “Esse tratamento não oferece qualquer risco para o paciente, contanto que seja feito em um local de confiança e credibilidade. Na hora de escolher o local para fazer o implante, faça uma análise prévia do currículo do profissional que vai lhe atender e verifique as condições da clínica. Para realizar esse processo é aconselhável que o dentista tenha especialização em implantodontia”, diz Luiz Felipe.
Como é feito o procedimento
Os implantes dentários são suportes ou pinos de titânio, muito parecidos com um pequeno parafuso, posicionados cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva. O objetivo é substituir as raízes dentárias, mantendo a semelhança estética. Uma vez colocados, os implantes permitem ao dentista confeccionar dentes substitutos, passando a funcionar como uma espécie de “raiz artificial”.
Com a colocação de implantes não é necessário desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos no lugar, como é feito em outros tratamentos. Uma higiene bucal cuidadosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo de seus implantes.
Nos procedimentos com implantes convencionais deve-se esperar cerca de 3 meses para a união do implante à boca, e assim realizar a confecção da prótese. Para casos mais urgentes algumas clínicas oferecem a modalidade de carga imediata, em que o paciente pode reestabelecer seus dentes fixos em até três dias.
Benefícios do implante dentário
Qualidade de vida: As funções essenciais como a mastigação são recuperadas com os implantes dentários. É possível mastigar e saborear os alimentos que mais deseja sem qualquer constrangimento. Além disso, a pessoa consegue falar com mais naturalidade sem a dificuldade que causam as dentaduras. A estética fica favorecida e a pessoa adquire uma aparência rejuvenescida porque a face fica mais preenchida.
Sensibilidade: O implante mantém a sensibilidade e o sabor dos alimentos diferente do que acontece com as próteses removíveis que por terem palato dificultam sentir o sabor da comida.
Osso saudável: Quando inseridos na gengiva, os implantes ajudam a preservar o osso alveolar. Quando se perdem dentes a estrutura óssea dos maxilares tende a atrofiar, a função dos implantes é ajudar a manter as suas características evitando assim a reabsorção óssea e os problemas daí derivados.
Melhor funcionamento do organismo: O implante também beneficia o sistema digestivo já que os alimentos passam a ser corretamente triturados. Não ter dentes significa não mastigar os alimentos e isso origina problemas gastrointestinais assim como problemas digestivos. Com os dentes sobre implantes o organismo funciona melhor e com mais saúde.