Você sabia que a obesidade pode trazer risco para os seus rins? Nesta quinta-feira, 09, de março, Dia Mundial do Rim, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, juntamente com o setor de Nefrologia e a Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso fizeram este alerta à população. Durante todo o dia, na portaria de visitas e funcionários, nutricionistas e profissionais da enfermagem realizaram orientações em relação ao IMC ( Índice de massa corpórea), a quantidade de sal, açúcar e gordura dos alimentos e também sobre a importância da hidratação, distribuindo água para as pessoas que participaram da ação.
O tema de 2017 para a data, proposto pela Sociedade Brasileira de Nefrologia é “Doença Renal e Obesidade. Estilo de vida saudável para rins saudáveis”, tendo como foco um alerta com relação à obesidade e os problemas renais. Conforme o nefrologista Péricles Sarturi, a obesidade é uma das causas da diabetes mellitus e hipertensão, principais fatores da perda de função renal. “Uma em cada 10 pessoas possui doença renal, sendo que, no mundo inteiro 600 milhões de pessoas são portadoras da doença. Diante desses números precisamos atentar para a prevenção, que basicamente se volta para a qualidade de vida das pessoas. Manter hábitos de vida saudável, ingerir bastante água, praticar exercício, não fumar, não beber e controlar a diabetes e a pressão arterial”, enfatizou.
A nutricionista Ruth Polita, preceptora da Residência Multiprofissional, realizada em parceria com a Universidade de Passo Fundo e Secretaria Municipal de Saúde, destacou a importância de uma alimentação balanceada, o cuidado com alimentos industrializados e o consumo de sal para evitar a doença renal. “Nós trouxemos uma amostra da quantidade de sal, açúcar e gordura que alguns alimentos possuem para que as pessoas se conscientizem de que é preciso diminuir o consumo deles. Destacamos também, que uma alimentação equilibrada aliada a exercícios físicos é fundamental para a manutenção do peso e evitar muitas doenças. Outro fator que é sempre válido lembrar é o consumo da água, essencial para manter as funções e equilíbrio do organismo”, evidenciou Ruth, informando que é indicada a ingestão de 30 a 35ml de água por quilo, diariamente.
Elenir Nardini, 45 anos, de Campinas do Sul, que veio visitar sua mãe aproveitou para ouvir as dicas dos profissionais e também para mostrar ao filho Fernando Nardini, 12 anos, como é fundamental se alimentar bem. “Muito bom este trabalho que vocês fizeram. São coisas que precisamos saber e praticar no nosso dia a dia. Além de que, o Fernando pôde aprender essas questões para cuidar mais da saúde dele”, relatou a professora de química e biologia. Assim com ela, Simone Lang, 33 anos, também fez a avaliação do IMC e ficou atenta as dicas. “Como é bom termos essas informações sobre os alimentos, as quantidades de açúcar, gordura e sal. Essa atividade é um alerta para nos cuidarmos”, pontuou.