Região de atuação do HSVP tem seis novos casos de câncer por dia

Hospital inaugura nesta terça-feira nova estrutura de tratamento e pesquisa. Atendimento multidisciplinar, qualificação de espaços e aquisição de equipamentos estão entre as novidades

Por
· 2 min de leitura
Novo equipamento de radioterapia adquirido pelo HSVP permitirá a realização de tratamentos menos agressivosNovo equipamento de radioterapia adquirido pelo HSVP permitirá a realização de tratamentos menos agressivos
Novo equipamento de radioterapia adquirido pelo HSVP permitirá a realização de tratamentos menos agressivos
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Seis novos casos de câncer são diagnosticados diariamente em Passo Fundo e na região de abrangência do Hospital São Vicente de Paulo. No Brasil, a estimativa é de que 600 mil novos casos sejam diagnosticados neste ano. Os dados foram revelados ontem durante a apresentação do Instituto do Câncer para tratamento de crianças. Jovens e adultos do HSVP e que seja inaugurado oficialmente nesta terça-feira. Com um novo modelo de tratamento onco-hematológico, o Instituto integrará profissionais multidisciplinares para o cuidado integral dos pacientes. Além disso, em parceria com centros de pesquisa do mundo todo, oferecerá tratamentos pioneiros à comunidade. Além do investimento na estruturação dos espaços de atendimento, o HSVP recebeu, recentemente, um novo equipamento de radioterapia, considerado um dos mais modernos do mundo e que qualificará o atendimento dos pacientes necessitam passar por esse procedimento.

O HSVP já é referência no tratamento oncológico para o Norte do Rio Grande do Sul. Com a criação do Instituto integrará as áreas de oncologia clínica, cirúrgica, oncopediatria, hematologia, pesquisa clínica e radioterapia. Conforme o superintendente executivo do HSVP Ilário De David, no total, são cerca de 4 mil metros quadrados de área destinada aos pacientes em tratamento contra diferentes tipos de câncer e mais de 120 profissionais de diferentes áreas dedicados exclusivamente ao cuidado destes pacientes. A maior parte dos atendimentos realizados pelo HSVP, mais de 70%, é proveniente de municípios da região e são atendidos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme o diretor do Instituto do Câncer, Dr. Alberto Kaemmerer, o Instituto terá o trabalho focado no atendimento multidisciplinar e no tratamento integral dos pacientes com câncer e representará uma “garantia de segurança para a sociedade”. Ele ainda destacou o pioneirismo do São Vicente no planejamento estratégico para o combate a esta doença que será, até 2030, a principal causa de mortalidade em todo o mundo segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

Conforme o médico Rodrigo Villarroel há estimativas de que apenas neste ano, cerca de 600 mil novos casos de câncer deverão ser diagnosticados em todo o Brasil. Em Passo Fundo, e na região abrangida pelo HSVP, são diagnosticados diariamente uma média de seis novos casos de câncer. A maior parte destes são tumores de pele. Nas mulheres a prevalência é de câncer de mama e nos homens de câncer de próstata, enquanto em crianças prevalecem as leucemias. O HSVP participa, atualmente, de 11 protocolos de pesquisa realizados em várias partes do mundo. Até o final do ano o objetivo é abrir outros 15 protocolos de pesquisa. Tudo isso garante tratamentos inovadores em parceria com instituições de vários países.

Oncologia infantojuvenil

O atendimento a crianças e adolescentes com câncer tem na humanização uma marca da sua trajetória no HSVP. Além de espaços específicos para o atendimento deste público, toda uma estrutura foi montada para garantir que crianças em idade escolar, por exemplo, possam manter suas atividades curriculares mesmo em períodos de internação. Há ainda espaços onde os pequenos podem brincar e mesmo nas salas onde são aplicados os medicamentos da quimioterapia há decoração especial para tornar o ambiente mais agradável.

Novo equipamento

O HSVP, com apoio do Ministério da Saúde, adquiriu recentemente um novo acelerador linear. O equipamento utilizado para tratamento de radioterapia é considerado um dos mais modernos do mundo. O Elekta Synergy incorpora avançadas tecnologias de intensidade modulada, radioterapia guiada por imagem e radioterapia estereotoráxica. O investimento superior a US$ 1,7 milhão visa oferecer aos pacientes um tratamento mais eficaz e menos agressivo, uma vez que tem a capacidade de atacar apenas as células doentes.

Transplante de Medula

Um dos projetos futuros é a instalação de uma unidade de transplante de células progenitoras hematopoéticas, conhecido como transplante de medula óssea. A área de diagnóstico será ampliada com aquisição de uma nova máquina de ressonância magnética e do PET-CT. 

Gostou? Compartilhe