Hipertensão aumenta em Passo Fundo

O churrasco pode ser um dos vilões para a pressão alta

Por
· 4 min de leitura
Vanderlei Magalhães da Silveira é médico cardiologista do Hospital da Cidade de Passo FundoVanderlei Magalhães da Silveira é médico cardiologista do Hospital da Cidade de Passo Fundo
Vanderlei Magalhães da Silveira é médico cardiologista do Hospital da Cidade de Passo Fundo
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A hipertensão dos brasileiros vem aumentando, segundo recentes pesquisas. O Rio Grande do Sul está na parte de cima desta lista. A hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, é uma doença silenciosa e perigosa. Dentre os fatores que levam à hipertensão está o sal. O consumo excessivo pode ocorrer exatamente num momento em que apreciamos um delicioso churrasco. Assim, nosso tradicional e sempre convidativo churrasco pode ser um dos vilões que levam à hipertensão. Além do excesso de consumo de sal, outros fatores como a falta de exercícios físicos também contribuem para aumentar os casos de pessoas hipertensas. O médico Vanderlei Magalhães da Silveira, cardiologista do Hospital da Cidade, informa que em Passo Fundo os casos também vêm aumentando em Passo Fundo.

A hipertensão

O cardiologista nos explica o que é a hipertensão. A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), popularmente conhecida por Pressão Alta (PA), é uma doença que tem vários fatores como causadores, sendo que normalmente é resultado de uma associação desses fatores. Entre eles sal em excesso, estresse, obesidade, sedentarismo, dislipidemia (gorduras), diabetes (glicose alta, açúcar em excesso), tabagismo (fumantes), etilismo (alcoolismo). Ao longo dos anos o organismo humano vai acumulando gorduras (aterosclerose) acúmulo de vai diminuindo a flexibilidade dos vasos (veias e artérias) com endurecimento desses, devido aos fatores citados.

As consequências

Como consequências da hipertensão ocorrem:

- Derrame cerebral (acidente vascular) isquêmico ou hemorrágico

- Infarto do coração (infarto do miocárdio)

- Problemas nos rins (insuficiência renal)

As causas

Sal em excesso, estresse, obesidade, sedentarismo, dislipidemia (gorduras), diabetes (glicose alta, açúcar em excesso), tabagismo (fumantes), etilismo (alcoolismo).

O sal

A quantidade ideal de sal de cozinha (cloreto de sódio) a ser consumida diariamente fica entre 1 e 5g, não devendo ultrapassar 5g de sal de cozinha diário, pois possui na sua composição 2 gramas de sódio puro. Sabemos que a cada grama de sal a mais que utilizamos na alimentação aumentamos em torno de 10 mmHg na nossa pressão arterial.

Em Passo Fundo

A obesidade e a hipertensão aumentaram no Brasil, de acordo com a pesquisa Vigitel, divulgada pelo Ministério da Saúde. De acordo com Vanderlei Magalhães da Silveira a situação em Passo Fundo não é diferente. Sim, um quadro semelhante ocorre em Passo Fundo e região, onde tivemos aumento nos casos de hipertensão, dados epidemiológicos estão sendo compilados para demonstrarem a prevalência local. O cardiologista alerta que o consumo de sal dos gaúchos está acima da média ideal. Infelizmente, segundo dados levantados a prevalência brasileira fica em torno de 14 a 32%, e em Porto Alegre em torno de 31,6%.

Sal grosso e carne gorda

Os excessos são apontados como prejudiciais

Para o médico, o churrasco pode ser considerado um ‘vilão’ para a pressão alta devido a habitual quantidade de sal utilizada. Como bons gaúchos somos fãs de um excelente churrasco, principalmente aos domingos, bem temperado com muito sal. Deixamos a carne em salmoura ou temperamos com sal grosso no dia. Porém, sabemos que essa quantidade de sal que utilizamos em excesso para darmos o gosto ao nosso churrasco é prejudicial à saúde, sendo o sal em excesso do churrasco, um vilão para nossa saúde. Dessa forma, recomenda-se menor quantidade de sal ao temperar o nosso tradicional churrasco, colocando temperos naturais que realcem o sabor e não precisemos exceder a quantidade de sal.

A gordurinha

Além do sal, o churrasco também propicia a ingestão de mais gordura. O cardiologista alerta sobre isso. Além do sal pressente no churrasco temos o excesso da camada de gordura no churrasco, para que o mesmo não fique “seco” e fique macio ao deglutir. Mas, essa gordura em excesso se ingerida vai aumentar os índices de colesterol circulante no nosso sangue e também eleva a pressão arterial. A carne com gordura em excesso tal como costela, picanha, cupim, linguiças são prejudiciais tais como outras gorduras, porém como essa gordura presente nessas carnes são gorduras saturadas, acabam sendo mais nocivas que as outras gorduras.  Mas isso não significa que o churrasco deva ser banido de nossa mesa, explicou. O churrasco, alimentação habitual dos passo-fundenses e demais gaúchos é uma alimentação muito saborosa. Porém, quando preparada com excesso de sal ou gorduras, não se apresenta totalmente saudável. Mas podemos melhorar isso diminuindo gorduras e diminuindo a quantidade de sal em excesso.

Qual a alimentação ideal para prevenir a hipertensão?

A alimentação para que tenhamos uma vida saudável, inicia com uma dieta balanceada, tanto no sal, como nas gorduras, frituras, no excesso de doces, massas e pães. Devemos dar preferência a ingesta de alimentos menos ricos em sal, observando os rótulos dos alimentos. Também devemos ingerir frutas após comermos carne em excesso, por exemplo o abacaxi, que é rico em fibras e proporciona uma melhor digestão. Recomenda-se que duas vezes por semana façam parte da nossa dieta os derivados de peixes e de aves. Sempre devemos ter uma orientação de um profissional da nutrição para nos guiarmos adequadamente na nossa alimentação saudável, pois algumas vezes podemos “achar” que estamos comendo “bem” e não estamos.

Exercícios com acompanhamento profissional

Atualmente vemos em Passo Fundo um número crescente de pessoas realizando atividades físicas regularmente, tanto realizando caminhadas, como correndo em grupos, ou pedalando com uma frequência maior que nos últimos dez anos. Gradativamente, a população esta tomando consciência da necessidade de evitar o sedentarismo, e realizar algum tipo de atividade física regularmente. Com novos espaços distribuídos pela nossa cidade proporcionando a prática de atividade física, vemos um aumento expressivo, mas ainda não global das práticas de exercícios. Recomenda-se sempre realizar avaliação com profissional da saúde (médico) antes de iniciar qualquer atividade física regular e, ainda, avaliação e acompanhamento com profissional da educação física para a prática saudável.

Gostou? Compartilhe