A alimentação ou nutrição é essencial para o nosso organismo, pois é um processo que envolve a ingestão, digestão, absorção, metabolismo e excreção dos nutrientes, com a finalidade de produzir energia e manter as funções corretas do organismo. Por isso, a nossa saúde está diretamente ligada a nossa alimentação, para um organismo saudável, é fundamental uma alimentação equilibrada, com diferentes grupos de alimentos e em quantidade adequada. Nesta época do ano, com a variação de temperatura e o aumento das doenças respiratórias, a alimentação pode ser uma aliada, para fortalecer nossa saúde e prevenir problemas. A nutricionista do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, Aline Calcing, explica que podemos fortalecer nossa imunidade, através da alimentação e assim evitar gripes, resfriados e outros problemas de saúde. “Para reforçar a atuação do sistema imunológico uma dica importante é o consumo da vitamina C, ela tem a propriedade de ativar e aumentar a capacidade proliferativa das células imunológicas, preparando o organismo para se defender das doenças do inverno. As frutas frescas e da estação, principalmente as cítricas, são a maior fonte de vitamina C alimentar disponível”, relata a especialista, orientando que frutas como laranja, acerola, manga, limão, maracujá, abacaxi, kiwi e morango contém vitamina C.
Amenizando sintomas
Mas, se não deu tempo de prevenir e os sintomas de gripe ou resfriados já estão presentes, a nutricionista esclarece que alguns alimentos podem amenizá-los. “Sopas são aconchegantes e facilitam a ingestão de legumes, as ervas e plantas como salsa, malva, eucalipto, gengibre e guaco são eficazes e podem ser preparadas como chás, inalações ou gargarejos e ajudam a amenizar sintomas como nariz entupido, irritação, inflamação de garganta e tosses”. Além desses alimentos que ajudam a tratar sintomas pontuais, Aline reitera que é preciso cuidar todo o ano da alimentação e manter uma dieta saudável e equilibrada. “Na realidade não podemos apontar alguns alimento isolados, específicos como aliados a saúde. Em primeiro lugar, o paciente necessita de uma avaliação com nutricionista, o qual irá traçar um plano alimentar adequado e personalizado para a rotina e que contemple as necessidades nutricionais de proteínas, carboidratos, lipídios, fibras, vitaminas e minerais. Além, de prescrever os alimentos nas quantidades adequadas para cada refeição. Esse equilíbrio na alimentação de forma geral, é que será sim um grande aliado na saúde hoje e sempre”, explica Aline.
As dicas da nutricionista
Sugestões para uma alimentação saudável, para o bem-estar e cuidado com a saúde
- Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.
- Prepare um prato colorido com saladas e frutas. Um prato colorido indica maior variedade de nutrientes e maior saciedade.
- Dê preferência aos cereais integrais, como arroz, massas, biscoitos, bolos e pães integrais, pois eles contêm fibras e auxiliam no funcionamento intestinal e também na saciedade.
- Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
- Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
- Consuma diariamente carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.
-Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.
-Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
-Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições e leve junto uma garrafinha de água para não se esquecer de beber durante o dia.
- Pratique e mantenha atividade física, auxiliando na manutenção da resistência e do peso.
- Procure alimentar-se em um local calmo para que você possa apreciar os alimentos.
- Ao preparar suas refeições dê preferência para temperos naturais ao invés de usar caldos de carne e outros temperos industrializados.
- E na hora da sobremesa? Prefira as que contenham frutas ou escolha a de sua preferência e acrescente frutas ou salada de frutas, e coma apenas uma porção.
Receitas para auxiliar na manutenção da saúde e da imunidade
Sopa Creme de Moranga com Gengibre
- 500g de moranga
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 1 cenoura
- 300g de peito de frango
- 1 colher de chá de gengibre ou a gosto
- Sal e pimenta a gosto
- Tempero verde para salpicar
Preparo:
Em uma panela cozinhe a moranga cortada em cubos, a cebola, o alho, a cenoura e o peito de frango. Após cozidos deixe o frango em repouso e o desfie. Bata no liquidificador a moranga, a cebola, o alho, o gengibre e a cenoura. Salgue, recoloque na panela e ferva por mais 15 minutos ou até formar uma consistência mais cremosa. Sirva em cumbucas ou na casca da moranga. Salpique tempero verde. Rendimento: 4 cumbucas.
Geleia Funcional de Uva
- 200ml de suco de uva integral
- 2 colheres de sopa cheias de chia
- 1 colher de sopa cheia de linhaça
Preparo:
Misturar a chia e a linhaça no suco de uva e deixar em repouso, na geladeira, por 12 horas. Pode-se manter na geladeira por até cinco dias.
Suco Vitaminado Antioxidante
- 3 rodelas de abacaxi
- 250ml de suco de laranja natural
- 250ml de suco de uva
Preparo:
Liquidifique os ingredientes. Rendimento: 4 copos.
Bolo de Maçã
2 maçãs grandes (pode utilizar com a casca)
- ½ xícara de chá de uva-passa (opcional)
- 3 ovos
- ½ xícara de chá de óleo
- 2 xícaras de chá de aveia em flocos finos
- 1 colher de sopa rasa de fermento em pó
- 1 colher de chá de canela em pó
Preparo:
Bata as maçãs, passas, ovos e óleo no liquidificador. Após, misture em uma tigela, a aveia, a canela e o fermento. Mexa bem e asse em forno pré-aquecido a 200ºC por aproximadamente 20 minutos.
Dicas:
+ Você pode colocar em forminhas individuais pequenas de cupcake para assar o bolo.
+ Você pode congelar as unidades do bolo.
+ Você pode substituir as 2 maçãs grandes por 4 bananas ou 1 laranja grande.