Crianças e adolescentes precisam atualizar esquema vacinal

Até o dia 25, crianças e jovens de 10 a 19 anos podem buscar salas de vacinação para atualizar o esquema vacinal

Por
· 1 min de leitura
Semana de Multivacinação prevê atualização de esquema vacinal contra o HPV; Hepatite B; Difteria e Tétano; Febre Amarela; Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); e Meningocócica CSemana de Multivacinação prevê atualização de esquema vacinal contra o HPV; Hepatite B; Difteria e Tétano; Febre Amarela; Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); e Meningocócica C
Semana de Multivacinação prevê atualização de esquema vacinal contra o HPV; Hepatite B; Difteria e Tétano; Febre Amarela; Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); e Meningocócica C
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Passo Fundo participa da Semana Estadual de Multivacinação de Adolescentes que ocorre de 21 a 25 de agosto. A iniciativa busca atualizar o esquema vacinal de crianças e jovens de 10 a 19 anos.  Em Passo Fundo, todas as salas de vacinação estarão preparadas para receber o público. O acompanhamento dos pais é fundamental.

A Semana de Multivacinação prevê a aplicação de vacinas contra o HPV; Hepatite B; Difteria e Tétano; Febre Amarela; Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); e Meningocócica C. Os profissionais da sala de vacinação serão responsáveis por indicar quais vacinas devem ser feitas com base no histórico vacinal da criança ou jovem e também de acordo com a faixa etária.

Conforme a chefe do Núcleo da Vigilância Epidemiológica de Passo Fundo, Raquel Carneiro, é muito importante levar a carteira de vacinação da criança ou jovem para que o profissional possa avaliar quais vacinas são necessárias aplicar conforme o histórico vacinal. “As vacinas estarão disponíveis nas 26 salas de vacina do município e é importante que os pais, se possível, acompanhem os filhos com a carteira de vacina e o cartão SUS”, orienta. Segundo ela, o município tem percebido uma dificuldade para imunizar adolescentes, por isso é importante que os responsáveis estejam atentos ao calendário.

Outras atividades

Além da atualização da carteira de vacinação, a programação em Passo Fundo comprende atividades nas escolas. A secretaria da Saúde realizará atividades de orientação sobre a prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, hábitos de vida saudável, informações alimentares, violência entre outros assuntos. Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica do município pelo telefone 3046-0087.

Gostou? Compartilhe