Nos últimos anos, a beterraba está conquistando espaço no cardápio dos brasileiros. Isso ocorre graças aos benefícios que são atribuídos ao tubérculo. Parece que a cada dia surgem novos predicados para acompanhar os atrativos da marcante cor vermelha deste vegetal. Mas entre hábitos e crendices sobre a beterraba, existem muitos estudos que comprovam a importância das suas características nutricionais. As explicações foram dadas pela nutricionista clínica Claudia Pimentel, coordenadora do Serviço de Nutrição do Hospital da Cidade de Passo Fundo. Ela destaca que uma alimentação saudável rica em frutas, vegetais e hortaliças, composta por todos os macros e micronutrientes é fundamental para a manutenção da saúde, longevidade com qualidade de vida e para a prevenção de várias doenças.
Antioxidante
Claudia, que é especialista em Saúde Pública e Nutrição Oncológica, explica que dentre os alimentos que devem fazer parte de um cardápio saudável, destaca-se a beterraba. É uma hortaliça de raiz tuberosa composta por folhas e raízes que pode ser consumida na forma crua ou cozida, sendo que na forma crua suas características antioxidantes são melhores preservadas, e em diversas preparações como saladas, suflês, caldos, sopas, bolos e na forma de suco.
Alimentação saudável
A nutricionista enfatiza que uma alimentação saudável rica em frutas, vegetais e hortaliças, composta por todos os macros e micronutrientes é fundamental para a manutenção da saúde, longevidade com qualidade de vida e para a prevenção de várias doenças. Dentre esses alimentos que devem fazer parte de um cardápio saudável, destaca-se a beterraba, hortaliça de raiz tuberosa composta por folhas e raízes que pode ser consumida na forma crua ou cozida, sendo que na forma crua suas características antioxidantes são melhores preservadas, e em diversas preparações como saladas, suflês, caldos, sopas, bolos e na forma de suco.
Baixas calorias
A beterraba tem poucas calorias, mas contém nutrientes importantes, como explicou a especialista. É um alimento de baixo teor calórico, 43 calorias em uma unidade grande (100g), fonte de fibras (principalmente nas folhas) e rica em vitamina A, complexo B, vitamina C, ácido fólico e sais minerais como potássio, sódio, magnésio, zinco e ferro, possui em sua composição substâncias antioxidantes responsáveis pela cor vermelha-arroxeada que são as Betalaínas.
Prevenção de doenças
Por suas características nutricionais e pela importante quantidade de antioxidantes, vários estudos têm demonstrado sua eficácia na prevenção das doenças cardíacas, diabetes, envelhecimento, fortalecimento do sistema imune. Seu consumo tem demonstrado forte influência na redução da pressão arterial, melhora circulatória e para quem pratica atividade física, no treino atua na melhora do consumo de oxigênio e com isso melhora no desempenho do exercício físico e na redução das dores musculares. Seu consumo é indicado para pessoas com diabetes, suas fibras solúveis auxiliam na redução da absorção de glicose, apenas o que deverá ser observado nesses casos é a quantidade da ingestão do alimento.
Fica a dica
Com todas as vantagens para a saúde apresentadas com o consumo dessa hortaliça e da variedade de preparações as quais ela pode ser incluída (folha e raiz) cada vez mais esse alimento deve fazer parte do cardápio diário das pessoas que procuram ter uma alimentação equilibrada e saudável.
Receita de Suco de Beterraba
(pode ser ingerido pré-treino)
- 80 gramas de beterraba crua (1 unidade média)
- Uma rodela de abacaxi
- Suco de limão (1 unidade)
Liquidificar todos os ingredientes e beber gelado.