Tecnologia aumenta os cuidados durante a gestação

A Medicina Fetal é uma aliada no acompanhamento pré-natal

Por
· 1 min de leitura
Exames: melhor acompanhamentoExames: melhor acompanhamento
Exames: melhor acompanhamento
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Cuidando do bebê, mesmo antes do nascimento, a Medicina Fetal é uma área de atuação da ginecologia e obstetrícia que utiliza principalmente a ultrassonografia para a avaliação do feto. O objetivo é reforçar a normalidade ou diagnosticar malformações ou doenças genéticas. O especialista em medicina fetal, o fetólogo, tem a capacidade de identificar, diagnosticar, avaliar e, em algumas situações, tratar anormalidades fetais e auxiliar o obstetra na condução da gestação. Desta forma, esta área de medicina é fundamental no acompanhamento pré-natal e para uma gestação mais tranquila para mãe e bebê. Sabendo desta importância, o Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, está com um novo espaço de atendimento para a Medicina Fetal. Com equipamentos de ponta e profissionais com vasta experiência na área, em um espaço aconchegante, a Medicina Fetal oferece o que há de melhor para avaliar e diagnosticar a saúde da gestação.

Diagnóstico

Além do acompanhamento ecográfico do feto, o novo serviço disponibiliza consulta e aconselhamento em medicina fetal, além de procedimentos invasivos que podem ser importantes para o diagnóstico de doenças genéticas.  O serviço disponibiliza exames como: ecografia obstétrica transvaginal de primeiro trimestre; rastreamento de primeiro trimestre (ecografia morfológica de primeiro trimestre com cálculo de risco para cromossomopatias); ecografia morfológica de segundo trimestre; ecografia obstétrica; ecografia transvaginal para avaliação do colo uterino; ecografia obstétrica com doppler e procedimentos invasivos.

Manejo da gestação 

A realização desses exames é de fundamental importância para informar à paciente sobre as condições de saúde de seu bebê, de acordo com as médicas fetólogas Dra. Loraine De Oliveira Zeni, Dra. Cassiana Plaquitken, Dra.Caroline Reichert Garcia e Dra. Amanda Diesel. As avaliações permitem um melhor manejo da gestação e para definir o adequado seguimento do pré-natal. Ainda segundo as especialistas, nos casos de malformações, essas avaliações possibilitam o encaminhamento para realização de cirurgias ou procedimentos invasivos, com o feto ainda dentro do útero, ou simplesmente para orientar o seguimento pós-nascimento. “Em casos de fetos pequenos e com restrição de crescimento, o fetólogo pode ajudar o obstetra a definir o momento mais adequado para a realização do parto. A medicina fetal pode mudar o desfecho de uma gestação”.  A realização dos exames da Medicina Fetal depende da solicitação do obstetra responsável pelo pré-natal, pois ele é quem conhece o exame apropriado para cada situação e a idade gestacional ideal para realizar os mesmos.

Serviço:

Medicina Fetal do Hospital São Vicente de Paulo

Local: Rua XV de Novembro, 485, 9º andar

Exames: Central de Agendamento - (54) 3316-4000

Informações: (54) 2103 4141

Gostou? Compartilhe