Você sabe o que é a Nutrologia? Poderíamos simplificar dizendo que é a ciência da nutrição ou a especialização que cuida das nossas necessidades orgânicas. O Dr. Iran Moraes Junior simplifica dizendo que é a especialidade médica responsável pela detecção, prevenção e tratamento das doenças relacionadas com a alimentação. O médico da Clínica Gastrobese é nutrólogo e gastroenterologista. A Nutrologia tem estreita relação com praticamente todas as especialidades médicas, pois a nutrição humana é imprescindível desde antes do nascimento (no útero materno) até a morte do indivíduo, tendo um papel fundamental na manutenção da saúde. A Gastroenterologia tem uma grande interação com a Nutrologia, pois grande parte das doenças do trato gastrointestinal tem a sua origem na alimentação, e, também, muitos tratamentos gastroenterológicos necessitam ajustes e modificações alimentares.
Prevenção de doenças
O médico nutrólogo atua principalmente na prevenção de doenças, com o aconselhamento de hábitos saudáveis de vida, mas também intervém em algumas doenças já instaladas. As principais patologias que merecem acompanhamento do nutrólogo são aquelas que podem ser revertidas ou melhoradas com a intervenção nutrológica, como exemplos, podemos citar obesidade, desnutrição, hipovitaminoses, doenças crônicas, como diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, no pós-operatório de cirurgia bariátrica e também em pacientes internados com doenças que necessitam melhora do estado nutricional, como câncer.
Intervenção nutrológica
Alguns distúrbios podem ser solucionados apenas com a intervenção da nutrologia. A melhora dos hábitos alimentares orientados com individualização, de acordo com cada patologia pode reverter quadros de síndrome metabólica (glicemia de jejum alterada, pressão alta, hipertrigliceridemia e aumento da circunferência da cintura abdominal). Outro exemplo de doença, que pode ser revertida e que os estudos científicos mostram que a abordagem nutrológica é tão eficaz quanto os medicamentos, é na esteatose hepática (gordura no fígado).
Importância no tratamento da obesidade
A obesidade é uma doença até o momento incurável, com várias causas (multifatorial), que merece um tratamento com vários profissionais de saúde: nutrólogo, nutricionista, psicólogo, educador físico e, em situações de obesidade mais extrema, o cirurgião bariátrico e equipe multiprofissional. Um exemplo de interação entre as duas especialidades em que atuo (Nutrologia e Gastroenterologia) é o tratamento com implante de balão intragástrico. Essa modalidade de tratamento do sobrepeso e obesidade leve consiste no implante de um balão de silicone no estômago, o qual permanece no interior do órgão por seis a 12 meses, período em que o paciente inicia o acompanhamento com o nutrólogo e equipe para modificações no estilo de vida e manutenção da perda de peso e boas condições de saúde em longo prazo. O diferencial do acompanhamento com o médico nutrólogo, neste caso, consiste na maior adesão do paciente a essas modificações do estilo de vida, o que provavelmente não aconteceria se a prótese fosse implantada pelo gastroenterologista/endoscopista e não houvesse acompanhamento do paciente em longo prazo.
Aporte nutricional
A Nutrologia é de fundamental importância nas patologias que necessitam de um aporte nutricional adequado, como exemplo nas doenças disabsortivas no trato gastrointestinal (síndrome do intestino curto, diarreias crônicas, doença de Crohn, retocolite ulcerativa), situações que podem melhorar muito através da atuação do médico nutrólogo, restaurando a saúde ou evitando desencadeamento de desnutrição. A grande maioria dos tratamentos médicos tem efeitos adversos. A cirurgia bariátrica é de extrema importância no tratamento dos graus mais acentuados de obesidade. Porém, ela traz consigo alguns efeitos colaterais em longo prazo, que devem ser evitados e tratados através do acompanhamento com o médico nutrólogo. Algumas vitaminas e minerais podem não ser absorvidos adequadamente após a cirurgia e devem ser monitorizados e repostos, para evitar complicações em longo prazo. Além disso, o acompanhamento nutrológico pode evitar o reganho de peso que ocorre em alguns pacientes, muitos anos após a cirurgia.
Pré e pós-cirúrgico
Todos os pacientes com doenças que alteram a composição corporal e causam risco de agravo ao estado nutricional se beneficiam com a avaliação pré-operatória e acompanhamento pós-operatório pelo médico nutrólogo. Por exemplo: doentes com câncer de esôfago que não conseguem ingerir alimentos perdem peso e correm um risco maior de complicações na cirurgia de retirada do esôfago e na quimioterapia/radioterapia. Esse risco é minimizado drasticamente, segundo estudos clínicos, se o paciente recebe intervenção nutricional antes e após a cirurgia.
Superando dificuldades
As alterações na mastigação dos alimentos ou na condução do alimento através do trato gastrointestinal (disfagias) merecem uma avaliação do médico nutrólogo em colaboração com a fonoaudiologia, para facilitar a ingesta de alimentos do paciente e evitar a desnutrição, que é muito comum nos pacientes hospitalizados. Até 50% dos pacientes internados em hospitais podem ter algum grau de desnutrição.
Evitando doenças
Já sabemos que o consumo de alimentos industrializados, processados, ricos em gordura animal, sal, defumados, abuso de álcool e hábito de tabagismo elevam o risco de doenças crônicas como câncer e doenças cardiovasculares. O consumo de frutas, verduras, carnes magras, ácidos graxos monoinsaturados (gorduras boas), bem como de alimentos funcionais (que reduzem o risco de doenças crônicas), associados com prática regular de exercícios físicos, são comprovadamente benéficos para a manutenção da saúde.