Os meniscos são estruturas que protegem a cartilagem do joelho dos impactos do dia-a-dia, auxiliando na sua nutrição e na estabilidade. “Dentro de cada joelho nós possuímos dois meniscos, o interno (medial) e o externo (lateral)”, explica o ortopedista da Clínica IOT, especialista em joelho, Dr. Osmar Lopes Jr. As lesões nestas estruturas são bastante comuns e, de acordo com o ortopedista, estão divididas em traumáticas e degenerativas. As lesões traumáticas ocorrem devido a um trauma envolvendo movimento rotacional e carga sobre o joelho ou movimentos de hiperflexão com carga, situações muito comuns em entorses durante a prática de atividades esportivas. “Nas atividades que envolvem movimentos repetitivos dos joelhos, em rotação e flexão, os meniscos também estão expostos às lesões, mesmo sendo atividades menos intensas do nosso cotidiano” esclarece o especialista. Já as lesões meniscais degenerativas estão incluídas no processo degenerativo do joelho como um todo, processo chamado de artrose. Esse tipo de lesão possui bastante influência genética.
A prevenção
Mas é possível prevenir estas lesões? Não totalmente. “É possível diminuir a carga imposta sobre os meniscos, diminuindo indiretamente a chance de lesão. Um bom condicionamento físico global e um peso corporal adequado fazem que os meniscos não fiquem tão expostos a lesões. Nas lesões degenerativas, há um componente genético envolvido que torna impossível a completa prevenção, mas, mesmos nesses casos, as medidas citadas acima fazem com que os sintomas se atenuem” destaca o médico.
Os sintomas
O sintoma principal é a dor localizada na articulação do joelho. Nas lesões traumáticas se observa uma história prévia de um evento causador desta lesão. A dor geralmente é localizada nas regiões interna, externa ou posterior no joelho e aumenta com os movimento de rotação e flexão do joelho. Também pode se observar sintomas como edema articular (uma forma de derrame articular), estalidos e bloqueio da articulação.
(Matéria completa no Caderno Medicina e Saúde de 21 e 22 de outubro)