O sábado (21) foi de prevenção ao câncer de colo uterino, um dos focos da campanha mundial Outubro Rosa, de conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce dos tipos de cânceres que mais atingem as mulheres. Para isso, oito unidades de saúde abriram suas portas e receberam a população para a coleta de exame citopatológico e testes rápidos de HIV e sífilis. A ação foi coordenada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passo Fundo.
Das oito unidades que abriram, seis – ESF Primeiro Centenário, ESF Zachia, UBS Vila Nova, Ambulatório São Luiz Gonzaga, Ambulatório de Especialidades e CAIS Boqueirão – atenderam a população nos turnos da manhã e tarde. E outras duas – ESF Adolfo Groth e ESF Jaboticabal – atenderam pela manhã.
“A ação realizada no sábado faz parte do Outubro Rosa, que trata da prevenção ao câncer de mama e de colo uterino, por isso fizemos um dia de mobilização para a coleta de exames”, explica a secretária de Saúde, Carla Beatrice Crivellaro Gonçalves. De acordo com ela, foram realizados agendamentos para a coleta realizada na data. Além dos exames, as pacientes também receberam informações sobre prevenção e educação em saúde.
Atividade na praça
Dando continuidade às ações alusivas ao Outubro Rosa, nesta terça-feira (24) foi realizada uma atividade aberta ao público na praça do Teixeirinha, no Centro. Agentes de Saúde foram em caminhada até o local, onde entregaram panfletos e orientaram a população sobre prevenção. Também através de cartazes chamaram a atenção dos motoristas que passaram pelo local.
Ação do Outubro Rosa é realizada pela Secretaria de Saúde de Passo Fundo
· 1 min de leitura