Hospital Municipal lembra Dezembro Laranja em Feira da Saúde

O tema da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, deste ano, é ?EURoeSe exponha mas não se queime?EUR?.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No mês de prevenção ao câncer de pele, o Hospital Municipal realiza uma Feira de Saúde voltada ao Dezembro Laranja. A prevenção de doenças de pele motiva a iniciativa com o aumento das temperaturas que inicia neste mês, consequentemente os efeitos nocivos dos raios solares. 

“É uma ação importante e de prevenção, que precisa ser discutida. Quem buscar a Feira receberá avaliação do oncologista Rodrigo Webber”, disse o diretor do Hospital, Róger Teixeira Borges. Também será realizada a verificação da pressão arterial, glicemia e IMC, além de orientações gerais de saúde. 

A Feira, que acontece nesta terça-feira (05), a partir das 13h, no próprio hospital, contará com a participação do DAR – Serviço de Atendimento Especializado, com orientações sobre DST/Aids, Programa Farmácia Mais Perto, Balcão do Consumidor e distribuição de mudas pela Secretaria de Meio Ambiente. A iniciativa conta com parceria da Universidade de Passo Fundo, Senac, Onco Dor e secretarias de Saúde e Meio Ambiente da Prefeitura de Passo Fundo. 

Dezembro Laranja 
Em 2017 o tema da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele é “Se exponha mas não se queime”. A ação ganha destaque com o movimento Dezembro Laranja, que informa a população sobre as formas de prevenção com a adoção de uma série de medidas fotoprotetoras, e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos surgem 176 mil casos de câncer da pele, o de maior incidência no país.

A recomendação é de que usem equipamentos de proteção individual (EPI): chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas de cubram boa parte do corpo e protetores solares com fator mínimo de proteção solar (FPS) 30. A hidratação constante também faz parte dessas medidas fotoprotetoras, sem esquecer de evitar os horários de maior insolação: das 10h às 16h.

Gostou? Compartilhe