Mês de prevenção

Dezembro faz um alerta para a prevenção do câncer de pele.

Por
· 1 min de leitura
Hospital São Vicente de Paulo realizou atividades no sábadoHospital São Vicente de Paulo realizou atividades no sábado
Hospital São Vicente de Paulo realizou atividades no sábado
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O mês de Dezembro faz um alerta para a prevenção do câncer de pele. Em Passo Fundo, as atividades do Dezembro Laranja iniciaram neste sábado, 02 de dezembro, através da campanha nacional de prevenção ao câncer de pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que foi realizada pela Residência em Dermatologia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Ao longo o sábado, muitas pessoas foram atendidas gratuitamente e orientadas a respeito da importância da prevenção.
Além da conscientização em relação à exposição solar, a equipe avaliou manchas, pintas e reforçou que as pessoas sempre procurem analisar os seus sinais no corpo e, pelo menos uma vez ao ano, façam uma consulta com um médico dermatologista para que esses sinais sejam avaliados por um profissional capacitado. Em todo o Brasil foram organizados 130 postos de atendimento, envolvendo em todo o país, cerca de 3 mil médicos dermatologistas.

Dezembro Laranja
Em 2017 o tema da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele é “Se exponha mas não se queime”. A ação ganha destaque com o movimento Dezembro Laranja, que informa a população sobre as formas de prevenção com a adoção de uma série de medidas fotoprotetoras, e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos surgem 176 mil casos de câncer da pele, o de maior incidência no país.
A recomendação é de que usem equipamentos de proteção individual (EPI): chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas de cubram boa parte do corpo e protetores solares com fator mínimo de proteção solar (FPS) 30. A hidratação constante também faz parte dessas medidas fotoprotetoras, sem esquecer de evitar os horários de maior insolação: das 10h às 16h.

Gostou? Compartilhe